27 Novembro 2021
Página Inicial » Newsletter
WEST continua a sua viagem Versão para impressão Enviar por E-mail
11  A embarcação não pilotada WEST, lançada ao mar na Madeira a 27 de Janeiro de 2016, continua a sua viagem em direção ao continente americano.

Conforme relatámos na nossa Newsletter de fevereiro de 2016, a embarcação não pilotada WEST foi lançada ao mar ao largo de Santa Cruz, Madeira, a partir do NRP Schultz Xavier, numa operação que envolveu 30 alunos de duas escolas (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia e EB23 da Torre, Câmara de Lobos).

Em Portugal continental, o projeto educativo “WEST Leva Portugal ao Mundo” envolveu seis parceiros ligados ao mar: Agência Ciência Viva, EMEPC /Kit do Mar, IST /ISR, IST /MARETEC, Valuma e Ocean Puzzle; e ainda duas escolas da Nazaré: EB 2,3 Amadeu Gaudêncio e Externato Dom Fuas Roupinho. Na Madeira, contou com o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e envolveu as escolas já referidas do Funchal e de Câmara de Lobos.

Ao fim de 69 dias de navegação e de 5940 km percorridos, o WEST continua a navegar para oeste, empurrado pelo vento, em direção à costa da Florida, nos Estados Unidos da América. Duas vezes por dia, os GPS da embarcação emitem a sua posição, que pode ser seguida no sítio https://ep.tdias.tech.

Conheça toda a história do WEST no site do Kit do Mar e veja os vídeos no site da Valuma.

(Fotos e Texto de: Manuel Biscoito /DCRN; Mapa: Tiago Dias /IST /MARETEC)