27 Novembro 2021
“Explorando as Laurissilvas” Versão para impressão Enviar por E-mail
0  No dia 18 de março, teve lugar no Museu de História Natural do Funchal, a abertura oficial da exposição temporária “Explorando as Laurissilvas”.

As Laurissilvas macaronésicas constituem testemunhos vivos de uma floresta que, outrora, mais concretamente no Terciário (há 65 milhões de anos), cobria parte da bacia do Mediterrâneo e que, na última glaciação (terminada há cerca de 12.000 anos), se extinguiu. A sobrevivência das florestas de lauráceas na Macaronésia ficou a dever-se ao efeito amenizador do Oceano Atlântico (Corrente do Golfo) sobre o clima. A Madeira possui, na atualidade, a maior diversidade específica destas lauráceas sensíveis ao frio, representadas pelo: barbusano, loureiro, til e vinhático.

As Laurissilvas madeirenses apresentam uma grande biodiversidade e uma elevada percentagem de espécies endémicas da Macaronésia e da Madeira. São o resultado de milhares de anos de processos de colonização, expansão, competição e evolução.

Hoje, as Laurissilvas da Madeira ocupam uma área de cerca de 15.000 hectares, essencialmente, na costa norte da ilha, desenvolvendo-se entre os 300 e os 1400 m de altitude.

Para além de estarem integradas no Parque Natural da Madeira desde 1982 e de constituírem uma Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa desde 1992, e Zona Especial de Proteção e Sítio de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000, as Laurissilvas madeirenses foram classificadas como Património Natural da Humanidade pela UNESCO, a 4 de dezembro de 1999, por representarem a melhor e a mais bem conservada mancha de Laurissilva da Macaronésia. Em 2010, foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Como forma de dar a conhecer as Laurissilvas da Madeira, a sua flora, micoflora e fauna, e o impacto do Homem nestes ecossistemas únicos no Mundo, património da Humanidade, e associando-se às comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Museu de História Natural do Funchal organiza uma exposição temporária com o título “Explorando as Laurissilvas”.

A abertura oficial, desta exposição, contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo.

Morada:

• Rua da Mouraria n.º 31, 9004-546 Funchal

Horário das visitas:

• Terça a Domingo (e Feriados) das 10:00 às 18:00
  • Encerrado: Segunda-feira

Entradas:

• Bilhete adulto: 3,86€
  • Reformado/Crianças dos 11 aos 17 anos: 1,86€
  • Cartão Jovem/Crianças até aos 10 anos: Gratuito
  • Domingo e Feriados – Gratuito

(Imagem de: Eugénio Santos /Gabinete de Arte e Design CMF; Fotos de: Joana Nóbrega /DCRN; Texto de: Manuel Biscoito /DCRN)