28 Julho 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Novidades » Curso Controlo de Plantas Invasoras foi um Sucesso
Curso Controlo de Plantas Invasoras foi um Sucesso Versão para impressão Enviar por E-mail
 09 O curso de 4 dias sobre a temática de plantas invasoras, organizado pelo Município do Funchal através do Parque Ecológico, terminou no passado domingo, dia 13 março.

 Esta formação foi orientada pela Elizabete Marchante, especialista nesta área, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, que proporcionou 4 dias de reflexão e ação sobre a temática.  

Os 18 formandos aprenderam a identificar as plantas invasoras mais comuns na ilha da Madeira e puseram em prática diferentes metodologias de controlo em áreas com elevada densidade destas espécies. Nestas áreas, as plantas invasoras afetam o equilíbrio ecológico dos ecossistemas presentes no Parque e ameaçam as espécies nativas.

O trabalho prático desenvolveu-se sobretudo em áreas invadidas por acácias, aplicando-se técnicas como o descasque e remoção de plantas mais jovens através do arranque.

O último dia de curso foi dedicado à elaboração e discussão de um plano de gestão para uma pequena área selecionada; os participantes apresentaram as técnicas e soluções mais adequadas com vista a travar a proliferação das plantas invasoras nesta área do Parque.

O curso contou com participantes de diversas áreas e atividade profissional distintas, desde vigilantes do Parque, arquitetos paisagistas, biólogos e engenheiros florestais.

O objetivo desta iniciativa foi essencialmente promover o conhecimento e a troca de experiencias nesta área e alertar para a problemática das plantas invasoras.

Para Elizabete Marchante, o saldo foi muito positivo. Além de ter sido uma excelente forma de aumentar a sensibilização sobre a problemática, a oportunidade de partilha de experiências sobre gestão de plantas invasoras pelos diferentes participante proporcionou um ambiente de aprendizagem e discussão que foi muito enriquecedor.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: PECOF; Texto de: João Nunes, Coordenador do Parque Ecológico do Funchal /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS