28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » ‘Flores amarelas por todo o lado – acácias e outras plantas invasoras’
‘Flores amarelas por todo o lado – acácias e outras plantas invasoras’ Versão para impressão Enviar por E-mail
01  No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta, a Câmara Municipal do Funchal, através do Parque Ecológico do Funchal, vai dinamizar uma conferência e um curso acerca de espécies invasoras. O objetivo é alertar e sensibilizar o público em geral para a fragilidade dos ecossistemas insulares, sendo que estas espécies são uma das maiores ameaças à perda de biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas.

A 9 de março terá assim lugar, na Sala da Assembleia Municipal (16h30), a conferência ‘Flores amarelas por todo o lado – acácias e outras plantas invasoras’, aberta ao público e ministrada pela Doutora Elizabete Marchante, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Entre os dias 10 e 13 de março decorrerá, por sua vez, o curso ‘Plantas Invasoras – Problemática, Gestão e Controlo’, no Auditório do Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal. A formadora será igualmente a Dra. Elizabete Marchante e o curso, com a duração de 25 horas, dirige-se a técnicos e estudantes da área das Ciências Ambientais e Florestais, contando com sessões teóricas e práticas.

Objetivos:

1.  Compreender a problemática das invasões biológicas, em particular por plantas exóticas;
  2.  Identificar as principais espécies de plantas invasoras em Portugal;
  3. Compreender as principais etapas da gestão de plantas invasoras e saber aplicar algumas metodologias de controlo para espécies frequentes;
  4.  Sensibilizar para a importância da prevenção e da educação ambiental sobre o tema, como componente da prevenção das invasões biológicas.

Programa | sessões teóricas + sessões práticas

• Plantas invasoras – conceitos e consequências (sessão teórica);
  • As principais plantas invasoras em Portugal (sessão teórico-prática);
  • Gestão e controlo de plantas invasoras (sessão teórica, seguida de sessões práticas em campo).

O curso, neste caso, faz-se mediante inscrição, disponível até ao pasado dia 3 de março, através do preenchimento do formulário.

(Imagem de: direitos de autor "©"; Texto de: Parque Ecológico do Funchal / DCRN)