22 Setembro 2021
Página Inicial » Newsletter
Noite Aberta na Estação com imagens do Mar da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
 08 No passado dia 31 de agosto os convidados da Noite Aberta sob o tema Mar da Madeira – foram os fotógrafos subaquáticos Nelson Deus, Pedro Gomes, Pedro Neves e Pedro Vasconcelos.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal, abre as portas ao público nos meses de Verão, com o intuito de mostrar o que se faz neste laboratório, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

No dia 31 de agosto, mais de 50 pessoas assistiram às imagens comentadas dos fotógrafos subaquáticos, Nelson Deus, Pedro Gomes, Pedro Neves e Pedro Vasconcelos.

Nelson Deus, nascido em Lisboa em 1972, com formação em Engenharia Civil, reside por razões profissionais no Funchal desde 2000. Apaixonado pelo mar, iniciou-se há mais de uma década no mergulho autónomo, atividade que pratica com regularidade e assiduidade. Amante da fotografia, com especial paixão pela foto Macro, regista com a luz os sentimentos, as emoções e os pequenos detalhes que a vastidão do oceano proporciona.

Pedro Gomes, nascido no Funchal em 2 junho 1966, iniciou-se no mergulho em 1984 formando-se em 1990. Em 1993 participa no primeiro campeonato de fotografia e em 1996 é Campeão Nacional de Fotografia Subaquática. É instrutor de mergulho CMAS M3 desde 1995 e um colaborador da Estação de Biologia Marinha do Funchal desde o seu início. Apresentou fotografias do seu portefólio dos Mares da Madeira e alguns projetos em parceria com a Estação.

Pedro Neves iniciou-se no mergulho em 1993 enquanto frequentava a licenciatura em Biologia Marinha e Pescas, na Universidade do Algarve. Desde cedo desenvolveu um interesse pelo mergulho em geral e pelo mergulho científico em particular. Após a obtenção do Caderno de Mergulho Amador, foi ganhando experiência em mergulho até obter a certificação de Instrutor de Mergulho CMAS, em 1998. Ainda em 1997 obteve a certificação de Mergulhador Científico CMAS à qual se seguiu a de respetivo instrutor em 2005, tendo sido a primeira pessoa em Portugal a obter estas certificações. Desde 1997 esteve também envolvido na Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas onde é membro da Comissão de Mergulho Desportivo e Director Técnico da Comissão Científica, tendo igualmente sido membro do Comité Científico da CMAS.

Pedro Vasconcelos, nascido no Funchal a 10 de março de 1977, é instrutor de mergulho e professor de educação física do Ensino Básico e Secundário. Participou no Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática em 2011 onde obteve o 17ºlugar da geral (6º lugar macro e 9º lugar ambiente). O Olhar de Pedro Vasconcelos sobre o mar da Madeira incluiu fotografias de diversos grupos de animais marinhos, mostrando assim a riqueza de biodiversidade marinha presentes nos nossos Mares.

A próxima Noite Aberta é no dia 12 de setembro com o tema Biodiversidade dos bancos submarinos dos Açores.

(Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)