Página Inicial » Espécie do Mês » Camarão malhado
Camarão malhado Versão para impressão Enviar por E-mail

Esta espécie de camarão tem um rostro bem desenvolvido, curvado para cima e articulado na base, com um número variável de dentes (5-12). Globo ocular negro de grandes dimensões. Os dois primeiros pares de patas terminam em pinça, cujos dedos apresentam espinhos córneos na extremidade distal.

O seu comprimento total pode atingir cerca de 9 cm. É uma espécie bentónica de fundos rochosos, desde a zona entre marés até aos 25 metros de profundidade. De hábitos noturnos e gregários, refugiando-se durante o dia em fendas na rocha ou em grutas e durante a noite abandona o seu refúgio em busca de alimento. É comum encontrar esta espécie na parte exterior dos molhes de proteção de zonas portuárias, formando grupos de vários indivíduos, onde por vezes chega a ser abundante.

Relativamente fácil de identificar devido à cor vermelha viva, com manchas brancas bem marcadas em todo o corpo.

Distribuição

Esta espécie está presente no Atlântico ocidental tropical e no Atlântico oriental encontra-se nos arquipélagos da Madeira, dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos invertebrados e de matéria orgânica que encontra junto ao fundo.

Curiosidades

O rostro articulado permite movimentos verticais, sendo uma característica desta espécie. Quando se sente assustado e se excita, desloca-se com rapidez através de pequenos passos, podendo mesmo por vezes dar saltos que pode atingir cerca de 2 metros de comprimento. É uma espécie com potencial para a aquariologia.

Araújo, R. & Calado, R., 2003. Crustáceos Decápodes do arquipélago da Madeira. Biodiversidade Madeirense: Avaliação e Conservação. Direcção Regional do Ambiente da RAM Nº 4 236 pp.

González Pérez, J. A., 1995. Catálogo dos Crustáceos Decápodos de las Ilhas Canarias. Gambas. Lagostas. Cangrejos. Publicationes Turquesa S.L., Santa

Raymond B. Manning and Fenner A. Chace, Jr.(1990). Decapod and Stomatopod Crustacea from Ascension Island, South Atlantic Ocean. Smithsonian contributions to Zoology. Number 503.

Udekem d´Acoz, C. d’, 1999. Inventaire et distribution des crustacés décapodes de l’Atlantique nord-oriental, de la Méditerranée et des eux continentales adjacentes au nord de 25ºN. Patrimoines naturels (M.N.H.N./S.P.N.), 40 : 383 p.

Império: Eukariota
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea