28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » Projeto ClimAdaPT-Local apresentado aos dirigentes e técnicos municipais
Projeto ClimAdaPT-Local apresentado aos dirigentes e técnicos municipais Versão para impressão Enviar por E-mail
 1

Decorreu, ontem, na sala da Assembleia Municipal a apresentação do projeto ClimAdaPT-Local aos dirigentes e técnicos do Município do Funchal.

O projeto ClimAdaPT-Local teve o seu início em janeiro deste ano e envolve, para além do Município do Funchal, mais 25 municípios do país. É um projeto financiado pelo mecanismo EEA Grants, cujo principal contribuinte é a Noruega e é coordenado pelo "Climate Change, Impacts, Adaptation and Modelling" (CCIAM), que é um grupo de investigação integrado no cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Unidade de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, classificada com Excelente.

O projeto ClimAdaPT.Local tem como objetivo iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal. Pretende-se alcançar este objetivo pela capacitação do corpo técnico municipal, pela consciencialização dos atores locais e pelo desenvolvimento de ferramentas e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMAAC nos municípios participantes no projeto e, no futuro, nos demais municípios portugueses.

Os objetivos específicos do projeto são:

•  Elaborar 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC);
  •  Formar 52 técnicos municipais em Adaptação às Alterações Climáticas;
  •  Criar uma Plataforma para a Adaptação Municipalàs Alterações Climáticas;
  •  Criar uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas.

De forma a alcançar estes objetivos, foram selecionados 26 municípios, tendo em atenção os seguintes critérios de seleção:

• i) Cobertura de todo o território nacional: um município por Comunidade Intermunicipal, Área Metropolitana e Região Autónoma;
  • ii) Diversidade socioeconómica e das vulnerabilidades e oportunidades das Alterações Climáticas (AC) nos diversos setores identificados na Estratégia Nacional de Adaptação às AC;
  • iii) Compromisso político e institucional para elaborar e implementar as Estratégias Municipais de Adaptação às AC.

Esta apresentação na Câmara Municipal do Funchal foi da responsabilidade dos técnicos municipais envolvidos diretamente no projeto, Olga Ribeiro Camacho e Manuel José Biscoito, do Departamento de Ciência e de Recursos Naturais. Para além do projeto, foi também apresentado o primeiro relatório, que faz o levantamento das vulnerabilidades atuais do Município. Foram também explicados os passos futuros por forma a empenhar toda a comunidade técnica municipal.

Estiveram presentes nesta sessão o Senhor Presidente, Dr Paulo Cafôfo, a Senhora Vice-Presidente, Dra. Idalina Perestrelo e os Senhores Vereadores Dra. Madalena Nunes e Prof. Domingos Rodrigues.

(Fotos de: Mafalda Freitas /DCRN; Texto de: Manuel Biscoito /DCRN)