Página Inicial » Newsletter
Confraria Marítima de Portugal desloca-se à Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
01  No âmbito da sua primeira visita à Madeira, a Confraria Marítima de Portugal visitou a Estação de Biologia Marinha do Funchal e o Museu de História Natural do Funchal e entronizou como confrades o diretor do Departamento de Ciência e a diretora da Estação.

A Confraria Marítima de Portugal visitou a Madeira entre os dias 21 e 23 de novembro. Do programa fizeram parte visitas incluindo na sexta-feira, dia 21 de novembro, a visita à Estação. Foram recebidos pela diretora da estação, Dra. Mafalda Freitas que fez uma apresentação sobre as atividades de investigação e sua divulgação, seguida de uma visita pelas instalações e com contato com as várias equipas de investigação que aqui trabalham.

No fim da visita, a comitiva entregou uma cresta da Confraria Marítima de Portugal que será colocada na Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Neste mesmo dia decorreu ainda ao fim da tarde uma palestra sobre Pirataria Marítima no séc. XXI dada pelo confrade Comandante Portela Guedes. No sábado, dia 22, decorreu a entronização dos 5 novos confrades madeirenses pelo Presidente da Direcção da Confraria, V/Alm Alexandre da Fonseca. Foram aceites na confraria, o Captitão do porto do Funchal, a Presidente da APRAM, o almirante da Nau sem Rumo, o diretor do Departamento de Ciência e a diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

A Confraria Marítima de Portugal é uma entidade de carácter social, cultural, técnico e científico que congrega homens do mar, investigadores, técnicos, juristas, pessoas e instituições com vocação para a troca de informação e promoção dos Assuntos do Mar. Foi fundada a 26 de Maio de 2009 e tem a sua sede em Cascais. Tem como referência as Confrarias de Velhos Marinheiros brasileiras, que existem na maioria dos portos e cidades costeiras do país irmão. Aliás, a iniciativa da constituição desta Confraria pertenceu ao Cte. Fernando Abel Costa, Oficial da Marinha Mercante Brasileira, aposentado, e a residir no nosso país; tendo nascido em Portugal, desde muito novo passou a viver no Rio de Janeiro, estando agora de novo, entre nós. A confraria conta hoje com mais de 200 confrades sendo os fundadores: o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, o Diretor da "Revista de Marinha", V/Alm. Alexandre da Fonseca, o Cte. Fernando Abel Costa, os Ctes Aires Martins, Rodrigues Pereira, Castro Centeno e Neves Coelho, o Eng. Sabino Júnior e mais cerca de uma dezena de personalidades portuguesas e brasileiras, com ligações ao Mar ou interesses afins, no passado ou no presente.

(Fotos de: direitos de autor "©"; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)