28 Julho 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Novidades » Noite Aberta da Estação de Biologia Marinha do Funchal
Noite Aberta da Estação de Biologia Marinha do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
01  No sábado, dia 26 de julho, pelas 21h, teve lugar a  primeira Noite Aberta da Estação de Biologia Marinha do Funchal, foi apresentado o documentário Atlântica Madeira, sobre o mergulho na Madeira, da autoria de Gonçalo Gomes e que foi premiado na 2ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival.

 A Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as suas portas, uma vez por mês, nos meses de verão, entre as 20h e as 23h, com o objetivo de mostrar o que se faz  nesta instituição, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

Mensalmente, nos meses de verão (26 julho, 23 agosto e 20 de setembro), acontecem visitas guiadas, projeção de imagens e pequenas palestras ligadas ao tema escolhido para cada mês.

Este mês, a apresentação do video Atlântica Madeira. A ilha da Madeira faz parte da Macaronésia e é uma ilha vulcânica com um clima temperado e húmido. A temperatura da água do mar varia entre os 17ºC no final do Inverno e os 24ºC no final do Verão. É caracterizada por ter uma plataforma insular reduzida, sendo que podemos encontrar grandes profundidades a uma pequena distância da costa. As águas deste arquipélago são oligotróficas, ou seja, são pobres em nutrientes e consequentemente muito transparentes, o que nos permite mergulhar quase sempre com muito boa visibilidade, num azul sem par, mesmo junto à costa. Espécies pelágicas de grande mobilidade e algumas migratórias, como os tunídeos e os charuteiros formam enormes cardumes que frequentemente encontramos ao mergulhar. Outras, como as raias e os ratões, proporcionam sensações únicas para o mergulhador. A Baía d' Abra é um local com baixa pressão urbanística e faz parte de uma área classificada como Sítio de Importância Comunitária, integrante da Rede Natura 2000. O seu estatuto de conservação permite que se mantenham na proximidade as condições naturais necessárias à conservação da biodiversidade desta ilha, proporcionando uma experiência de mergulho riquíssima e imperdível.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: Gonçalo Gomes; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS