28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » Apresentação do “Livro de receitas MARPROF dos mariscos e peixes de profundidade da Macaronésia"
Apresentação do “Livro de receitas MARPROF dos mariscos e peixes de profundidade da Macaronésia" Versão para impressão Enviar por E-mail
 Capa livro No dia 23 de maio, pelas 17h, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, decorreu a apresentação pública do Livro de receitas MARPROF de mariscos e peixes de profundidade da Macaronésia, no âmbito do projeto “Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia” (MARPROF). A apresentação contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Prof. Manuel Pinto de Abreu, que escreveu o prólogo, bem como do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo e do Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Dr. Manuel António Correia.

O livro de receitas de mariscos e peixes de profundidade da Macaronésia foi feito em colaboração com os Chefes das escolas hoteleiras dos Açores, Madeira e Canárias. A presente versão do livro de receitas MARPROF, em língua portuguesa, contém um total de 50 receitas, das quais 20 foram desenvolvidas na Madeira, 10 nos Açores e 20 em Canárias. As duas versões (incluindo a versão espanhola) são complementadas pela publicação no sítio Internet do projeto, onde serão divulgadas todas as receitas desenvolvidas pelas escolas de hotelaria e outras entidades ou estabelecimentos de restauração destes arquipélagos que colaboraram dinamicamente com o projeto.

Este livro de receitas MARPROF pretendeu gerar uma sinergia entre três ingredientes básicos: a ciência marinha, a gastronomia de qualidade e uma sociedade recetiva a novos produtos de excelência, sobretudo quando originários dos recursos e pesca regionais.

O projeto “Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia” (MARPROF) teve início em 2009 e é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013. O projeto tem uma componente muito importante de valorização da qualidade e divulgação dos recursos pesqueiros profundos da Macaronésia, tendo efetuado a sua análise nutricional e organolética, incluídas neste livro de receitas. A equipa de investigação deste projeto efetuou a pesquisa e desenvolvimento tecnológico e mediante a inovação e divulgação tornou possível a contribuição de duas novas espécies (a gamba da Madeira e o caranguejo da fundura) para a gastronomia da Madeira, Açores e Canárias, para potenciar a sua oferta culinária com produtos locais de qualidade certificada, fortalecendo a vertente comercial e o turismo.

(Foto de: Rui São Marcos e Oceanográfica; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)