28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » Concurso Biodiversidade
Concurso Biodiversidade Versão para impressão Enviar por E-mail
BIO14 A 3ª edição do Concurso Biodiversidade, organizado pelo Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal, decorrida ao longo do ano letivo de 2013 - 2014, sublinhava a importância do património natural do arquipélago da Madeira  e a forma de preservar as suas espécies marinhas e terrestres.

Este concurso teve como objetivo primordial, estimular através da representação pela imagem e da descrição pelas palavras, a observação da Biodiversidade marinha e terrestre, do arquipélago da Madeira e a sua relação com o Homem, e refletir de uma forma ativa sobre aspetos relacionados com a sua Conservação.

Os alunos de diversos níveis do ensino oficial e especial, foram desafiados como elementos integrantes da Natureza, a refletir sobre a biodiversidade, a conservação e a sua responsabilidade nas decisões do dia a dia, como medidas para o desenvolvimento de atitudes e de ações de proteção do Ambiente.

A 3ª edição recebeu vinte inscrições, envolvendo estabelecimentos do ensino oficial e Centros de Atividades Ocupacionais do Funchal, Câmara de Lobos e São Vicente. Os trabalhos apresentados a concurso foram doze, sendo 2 coletivos, 8 individuais e 2 extra concurso (por não apresentarem imagens originais).

Após análise dos trabalhos apresentados, o júri deliberou que, pelo facto de os mesmos não reunirem as condições exigidas e expressas no regulamento do Concurso,  reservou-se no direito de não atribuir os prémios, de acordo com o artigo n.º 19 do regulamento.

Foram atribuídas duas Menções Honrosas aos trabalhos que, no conjunto da fotografia e do texto, realçaram alguma sensibilidade dos seus autores para a temática do Concurso.

A realização deste Concurso só foi possível com o envolvimento dos parceiros, o Clube Naval do Funchal, o FCP - Projeto de Conservação da Freira e a empresa Madeira Wind Birds, Lda.

A divulgação do Concurso às escolas contou com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos – DRE.

(Design de: Roberto Castro /DSTI; Texto de: DCI)