28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » O Museu de História Natural do Funchal apresentado em congresso internacional
O Museu de História Natural do Funchal apresentado em congresso internacional Versão para impressão Enviar por E-mail
Teve lugar em Santa Maria, Açores, de 1 a 5 de Maio de 2014, O congresso internacional “Relações transatlânticas entre a Europa, América e Ilhas Atlânticas - (séculos XV-XX)", uma organização do Centro de Estudos de Arqueologia Moderna.

No painel dedicado às Ciências Naturais, o Dr. Manuel Biscoito, Diretor do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal, proferiu uma intervenção intitulada “Do local para o global: O Museu de História Natural do Funchal como iniciativa municipal do século XX projetada para o futuro”, na qual traçou o percurso histórico do Museu, desde a sua criação em 1929 até à data, dando ênfase a uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal cujas repercussões vão muito para além dos limites territoriais do Concelho.

Este congresso, que contou com a participação de oradores de diversos países de ambos os lados do Atlântico, pretende, estabelecer elos de ligação entre as diferentes disciplinas, reunindo investigadores, com trabalhos oriundos de contextos académicos que sejam pertinentes para a discussão destas temáticas, tanto nos contextos insulares atlânticos, como nos espaços continentais. O projeto tem por objetivo primordial o debate sobre temáticas relacionadas com as vertentes arqueológicas, históricas, económicas e biológicas e considera os seguintes subtemas:

1. Civilização Material
 Níveis de riqueza
 Património Material e imaterial
 Alimentação e Consumo
 Cerâmica
 Artefactos e Apetrechos Utilitários e Simbólicos/Religiosos
 Transportes e comunicações

2. Economia
 Indústria e Manufatura
 Técnicas e Tecnologia
 Recursos Energéticos