3 Agosto 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Espécie do Mês » Ariana da Madeira
Ariana da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail

A Ariana da Madeira (Pararge xiphia) é uma espécie endémica da Madeira onde está largamente distribuída, sendo muito abundante acima dos 500m onde é habitual vê-la a voar na companhia da Ariana Europeia (Pararge aegeria aegeria).

 

 

 

 

Identificação

A borboleta adulta pode ter uma envergadura de 42-55mm. O macho tem uma coloração mais escura que a fêmea. Durante a sua vida, as borboletas passam por uma metamorfose completa. Quando a lagarta sai do ovo começa logo a alimentar-se. O acasalamento ocorre logo a seguir da saída da crisálida. Os machos pousam perto do chão à espera da passagem das fêmeas. As plantas alimentares desta espécie são gramíneas variadas incluindo o Brachypodium sylvaticum (Huds.) Beauv., Holcus lanatus L. e Poa trivialis L.

 

Distribuição

A Ariana da Madeira (Pararge xiphia) está largamente distribuída, sendo muito abundante acima dos 500m onde é habitual vê-la a voar na companhia da Ariana Europeia (Pararge aegeria aegeria). Encontra-se particularmente em clareiras abertas na Laurissilva, onde voa mesmo quando a paisagem está coberta por densos nevoeiros.
As borboletas adultas podem ser vistas ao longo de todo o ano.

 

Curiosidades

O macho é territorial e pode ser visto executando voos verticais espiralados com outros machos que se tenham introduzido no seu território.

 

 

 

Estádios juvenis
Ovo – verde ou amarelo claro. É posto individualmente na face inferior das folhas ou perto da planta alimentar, muitas vezes em locais sombreados.
Lagarta – verde ou castanha clara com risca dorsal e laterais mais escuras.
Crisálida – verde ou castanha. Tem uma fila dorsal mediana proeminente de tuberosidades amarelas.

 

Referências bibliográficas




- Wakeham-Dawson, A.; Salmon, M. & Franquinho Aguiar,A. 2001. Guia de campo das borboletas diurnas do Parque Ecológico do F e do Arquipélago da Madeira. CMF. Funchal.





 




 

Referências bibliográficas

 

-Wunderlich, J. 1991. Die Spinnen-Fauna der Makaronesischen Inseln. Taxonomie, Ökologie, Biogeographie und Evolution. Beiträge zur Araneologie. 1: 1-619.

 

 
Taxonomia
Império: Eukariota
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Inseta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Género: Pararge
Espécie: P. xiphia (Fabricius¸ 1775)
Autor desta ficha
Ysabel Margarita Amaro Gonçalves Ysabel Margarita Amaro Gonçalves
Conservadora de Entomologia do Museu de História Natural do Funchal
Saiba mais em:
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS