27 Novembro 2021
Página Inicial » Newsletter
A Coleção de Entomologia do Museu de História Natural do Funchal (MMF) Versão para impressão Enviar por E-mail
08

As coleções científicas do Museu de História Natural do Funchal contam com mais de 42.000 registos, representando mais de 100.000 espécimes oriundos do arquipélago da Madeira, em particular e da Macaronésia no geral. Esta coleção inclui a Coleção de Entomologia (Entomoteca).

Uma Entomoteca é uma coleção de insetos onde os espécimes podem ser preservados a seco - montados em alfinetes ou colados em etiquetas, em álcool os de corpo mole e, montados em lâmina e lamela - em preparações definitivas - os que são de pequenas dimensões. As coleções biológicas guardadas numa Entomoteca têm como objetivo servir de registo e referência sobre a Entomofauna de uma determinada região geográfica. É com base em material conservado em coleções que os insetos são identificados e que, novos taxa são descritos; é a existência deste material que permite a elaboração de obras como a Fauna Europaea.

A coleção de insetos depositada num Museu constitui uma ferramenta de trabalho indispensável à investigação na área da taxonomia, sistemática, bioecologia, etc.

A Entomoteca do MMF apresenta espécimes tão ou até mais antigos do que o próprio museu, ou seja, exemplares colhidos antes de 1933. A coleção tem crescido graças ao contributo de vários colaboradores regionais e estrangeiros que por ali passam ou, mesmo de munícipes mais corajosos que encontram insetos e os trazem para serem identificados e, quando em bom estado de conservação, acabam por ser incorporados na Entomoteca.

Para além da pesquisa desenvolvida no próprio Museu, este colabora com outras instituições a nível nacional e internacional através de empréstimos, e apoio logístico de expedições científicas.

Atualmente, a Entomoteca encontra-se num processo de informatização e, até à data, conta já com mais de 2900 entradas.

(Fotos: Helena Encarnação e Juan Silva /DCI; Texto: Ysabel Gonçalves /DCI)