18 Setembro 2021
Página Inicial » Newsletter
Campanha de mar do projeto Marprof Versão para impressão Enviar por E-mail
Plesionika edwardsii Decorreu no passado mês de novembro nas ilhas Desertas a campanha de mar Mad-gamba-04 para avaliação da gamba-da-Madeira, coordenada pela Direcção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento das Pescas e com a participação da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

A campanha de mar Mad-gamba-04 teve como principal objetivo a realização de lances de pesca experimental e exploratória de Plesionika edwardsii (gamba-da-madeira) e Chaceon affinis (caranguejo-da-fundura) respetivamente com covos alvorados e bentónicos.

A campanha Mad-gamba-04 realizou-se no âmbito do projeto MARPROF  (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia), que teve início em Outubro de 2009 e visa desenvolver e explorar novas perspetivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos. A campanha teve início a 5 de novembro, terminando a 22 do mesmo mês e nela participou um técnico operacional da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

As capturas realizaram-se com covos alvorados e bentónicos, com a embarcação “M/P Baía de Câmara de Lobos”, da frota da pesca aos pequenos pelágicos (ruama). Com os covos bentónicos da Estação de Biologia Marinha do Funchal, capturaram-se exemplares das espécies Conger conger (congro), Synaphobranchus affinis (congrinho-da-fundura), Chaceon affinis (caranguejo-da-fundura), Cancer bellianus (sapateira), Paromola cuvieri (caranguejola), Bathynectes maravigna (caranguejo-nadador-da-fundura), Plesionika Williamsi (Gamba-riscada) e Heterocarpus ensifer (Camarão-cabeçudo).

(Fotos de: DCI; Texto de: Mafalda Freitas e Luísa Costa/DCI)