27 Novembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
12  A Estação de Biologia Marinha do Funchal oferece a possibilidade da realização de visitas guiadas, proporcionando aos seus visitantes um espaço lúdico e educativo à medida que vão tendo conhecimento das atividades de investigação que decorrem nesta instituição.

 No mês de junho, a Estação recebeu como visitantes crianças e jovens do Jardim-Escola João de Deus do Funchal, Infantário Quinta dos Traquinas e Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre contribuindo assim para a sua formação nomeadamente proporcionado mais conhecimentos sobre o Mar da Madeira. Para os mais pequenos foi apresentada uma palestra “O que faz um biólogo marinho” e para os alunos do 3º ciclo “A biodiversidade marinha da Madeira”, pela Dra. Mafalda Freitas.    

Posteriormente os estudantes foram acompanhados aos diversos laboratórios e salas que constituem a Estação de Biologia Marinha do Funchal, como a Biblioteca Professor Luiz Saldanha, os laboratórios de Ecologia, Taxonomia e Húmido e a sala de coleções marinhas de estudo e referência do Museu de História Natural do Funchal.

Durante a visita realizam-se atividades educativas, como o “Workshop de Profundidade”, onde se explica o processo de captura de crustáceos de profundidade (gamba da Madeira e caranguejo da fundura), a sua amostragem e inserção nas coleções biológicas de referência, jogos temáticos (“Jogo dos Ambientes Marinhos” ou “Jogo Costa a Costa”), fichas temáticas, desenhos e pinturas adequadas a diferentes faixas etárias.

Com estas visitas à Estação, pretende-se dar a conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição no campo das ciências do mar, promover o gosto pela descoberta da vida marinha, e sensibilizar os visitantes para a conservação da natureza e dos oceanos, nomeadamente para os problemas ambientais que afectam os animais e plantas marinhas.

 

Galeria de Fotos

 

 (Fotos de: Luisa Costa;  Texto de: Mafalda Freitas e Luisa Costa /DCI)

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS