27 Novembro 2021
Página Inicial » Newsletter
Borragem Versão para impressão Enviar por E-mail
03  O Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, inaugurado no dia 5 de junho de 2000, Dia Mundial do Ambiente, é um espaço aprazível onde os visitantes podem conhecer mais de quatro dezenas de plantas medicinais, aromáticas e algumas ornamentais, oriundas dos 5 continentes.

Nos 890 m2 deste Jardim o visitante pode observar plantas como a cana-de-açúcar, o funcho, a consolda, a salva, a salsa, o aipo, diversas hortelãs, a babosa, a árvore-da-canela e uma Ginkgo biloba, originária da China e do Japão.

Neste mês, damos a conhecer a borragem, uma planta muito conhecida de todos.

Nome científico: Borago officinalis L.

Nome vulgar: Borragem

Família: Boraginaceae

Origem: Região mediterrânica, sudoeste asiático, Macaronésia (exceto Cabo Verde). Muito cultivada e naturalizada em toda a Europa.

Descrição: Planta anual, híspida, de caules eretos, robustos e frequentemente ramificados; folhas basilares com 5-20 cm, ovadas a lanceoladas, pecioladas; as caulinares distais são sésseis e amplexicaules. Corola rodada, azul-vivo, raramente branca, de lobos lanceolados, agudos. Flores dispostas em cimeiras frouxas, ramificadas e geralmente bracteadas. Frutos, mericarpos com 7-10 mm, obovoide-oblongos.

Propriedades: diuréticas e depurativas, anti-inflamatórias, emolientes, peitorais e sudoríferas

Uso mais comum:

Medicina tradicional – o chá de borragem costuma ser recomendado para os casos em que é necessário fazer o doente transpirar. A borragem fortalece o cabelo e as unhas.

Partes utilizadas: utiliza-se toda a planta em flor (exceto a raiz) e as sementes.

Curiosidades: Esta planta possui o estatuto de naturalizada nos Açores onde ocorre em todas as ilhas, exceto na Graciosa; no arquipélago das Canárias a planta foi introduzida em todas as ilhas e, no arquipélago madeirense, ocorre apenas na ilha da Madeira onde foi introduzida como planta melífera e medicinal. Apesar de relativamente rara, a borragem na Madeira pode ser encontrada, de forma subespontânea, em aterros ou terras cultivadas e beiras de muros de suporte de terrenos, sobretudo nas zonas baixas e médias da Ilha. As flores de borragem são comestíveis e ficam muito bem em saladas. Quando cristalizadas, as flores de borragem são usadas na decoração de bolos.

Advertências: Os preparados de borragem têm de ser muito bem filtrados por causa dos pelos que podem ser muito incomodativos quando ingeridos. A borragem não deve ser usada por longos períodos de tempo, devido à presença de certos alcaloides que podem ser cancerígenos.

(Fotos e texto de: Juan Silva/DCI)