27 Novembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Exposição MARPROF no Dolce Vita Versão para impressão Enviar por E-mail
01

No âmbito do dia do Ambiente a exposição “Tesouros Profundos do Oceano Atlântico” do projecto Marprof esteve patente ao público, entre 03 e 09 de junho, no Centro Comercial Dolce Vita.

 A  exposição: “Tesouros Profundos do Oceano Atlântico” que tem como objectivo despertar a curiosidade dos jovens e dos adultos, revelando os mistérios do Oceano profundo, a sua biodiversidade e recursos pesqueiros, com particular incidência para os mares do arquipélago da Madeira.
 
A exposição foi modificada no âmbito do projeto MARPROF (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia) pela Estação de Biologia Marinha do Funchal da Câmara Municipal do Funchal e o seu conteúdo pretende contribuir para uma melhor compreensão da biodiversidade das águas profundas da Macaronésia como também para a valorização destes novos produtos regionais de grande qualidade que aumentarão a oferta gastronómica local.

No dia 4 de junho decrorreu uma visita guiada à exposição durante a qual o grupo de coordenação científica do projeto apresentou informação adicional acerca do ponto de situação atual do projeto e suas atividades.

 A exposição é composta por painéis temáticos com vários elementos multimédia e foram também colocados os dois tipos principais de covos utilizados nesta investigação, os covos flutuantes utilizados para a captura da gamba da Madeira e outros camarões pelágicos e os covos bentónicos, utilizados para a captura do caranguejo da fundura. Foram elaboradas 2 telas para explicar toda a metodologia de pesca e os materiais empregues.

 Existem ainda materiais divulgativos como cartazes das espécies de profundidade estudadas, cartazes infantis para colorir entre outros e uma projeção de fotografias das campanhas de mar, dos diferentes organismos capturados, da sua amostragem já em laboratório e da sua conservação nas coleções de estudo e referência do MMF - Museu de História Natural do Funchal depositadas na Estação de Biologia Marinha do Funchal.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: Dolce Vita; Texto de: Mafalda Freitas)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS