22 Setembro 2021
Página Inicial » Newsletter
Cientistas de renome internacional visitam o Museu de História Natural do Funchal e suas coleções Versão para impressão Enviar por E-mail
10 Na sequência do Simpósio Internacional FloraMac 2012, que teve lugar no Funchal, alguns dos botânicos participantes visitaram o Museu de História Natural do Funchal e suas coleções.

O Simpósio Internacional FloraMac 2012, que se realizou no Funchal na primeira semana de setembro, reuniu perto de uma centena de cientistas regionais, nacionais e internacionais em torno de um denominador comum, o gosto pela Botânica em geral e pela Macaronésia em particular. Na sequência desse evento científico, alguns cientistas estrangeiros ao saber da existência de um Museu de História Natural no Funchal e da riqueza das coleções ali existentes, no contexto macaronésico, pediram permissão para visitar o Museu e as suas coleções, o herbário e a entomoteca. As visitas foram acompanhadas pelo Dr. Juan Silva, conservador de Botânica do Museu e responsável pelo herbário, e pela Dra. Ysabel Gonçalves, conservadora de Entomologia e responsável pela Entomoteca. Assim, o Museu teve a honra de receber, numa visita geral, o Prof. Javier Francisco Ortega (Florida International University & Fairchild Tropical Botanic Garden, Miami, EUA), numa visita ao Museu e à coleção de briófitos (musgos e hepáticas) o Dr. Gerard M. Dirkse e sua esposa (Natuurmuseum, Nijmegen, Holanda), também numa visita geral o Prof. Arnoldo Santos Guerra (Instituto Canario de Investigaciones Agrarias, Canárias) e, para uma visita geral ao Museu, Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, herbário e consultar a coleção de abelhas (superfamília Apoidea) o Prof. Hanno Schäffer (Plant Biodiversity Research, Technische Universität, Munique, Alemanha) autor da Flora of the Azores, a field guide, 2005.

Todos eles assinaram o livro de honra do Museu onde registaram a maior satisfação em conhecer esta instituição, instalada num tão belo edifício do século XVIII, e as coleções, tão importantes no contexto da Macaronésia. Manifestaram também o desejo de estabelecer futuras colaborações entre o Museu de História Natural do Funchal e as respetivas instituições, nomeadamente, o intercâmbio de publicações científicas e empréstimos de coleções.

(Fotos de: Juan Silva, Ulisses Reis, Helena Encarnação /DCI)