22 Setembro 2021
Página Inicial » Newsletter
Coleção de peixes de Cabo Verde dá entrada no Museu Versão para impressão Enviar por E-mail
Foto_1_Lutjanus_fulgens-CV Um conjunto de cerca de 50 espécies de peixes capturados pelo pessoal científico do Instituto Canario de Ciencias Marinas em Cabo Verde foi doado por este instituto ao Museu de História Natural do Funchal. A entrega foi feita em Canárias pelo Doutor José Antonio González ao Dr. Manuel Biscoito no passado mês de Agosto de 2011.

Nos últimos anos o pessoal científico do ICCM (Instituto Canario de Ciencias Marinas), com sede em Taliarte, Gran-Canária, chefiado pelo Doutor José Antonio González, tem levado a cabo várias missões científicas de prospeção da biodiversidade marinha nas águas de Cabo Verde. Estes trabalhos, envolvendo o navio de investigação “Professor Ignacio Lozano”, tiveram lugar entre 2005 e 2010 à volta das ilhas de S. Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal, Boavista e Santiago. Foram utilizados covos de fundo e flutuantes e anzol e linha, desde o litoral até aos 500 metros de profundidade.

A coleção de peixes agora doada ao Museu de História Natural do Funchal é constituída por cerca de 60 espécimes representando 46 espécies de peixes ósseos e cartilagíneos que ocorrem naquelas águas e constitui um importante contributo para o enriquecimento das coleções do MMF e da sua representatividade ao nível da Macaronésia, contribuindo ainda para a consolidação da sua importância ao nível das coleções de História Natural do país.

A cooperação entre o ICCM e o MMF iniciou-se há 20 anos e tem vindo progressivamente a se fortalecer numa parceria científica que tem gerado publicações conjuntas e projetos de cooperação, alguns dos quais com co-financiamento da União Europeia e que se encontram ainda em curso. Particular destaque vai para os projetos MARPROF e MARPROF-CV envolvendo o ICCM como Chefe de Fila e a Estação de Biologia Marinha do Funchal, o Museu de História Natural do Funchal (Câmara Municipal do Funchal) e a Direção de Serviços de Investigação das Pescas (Governo Regional da Madeira) como parceiros.