22 Setembro 2021
Página Inicial
Noites Abertas na Estação continuam no dia 10 de setembro Versão para impressão Enviar por E-mail
01Noite_Aberta

Continua a decorrer a iniciativa "Noites Abertas" da Estação de Biologia Marinha do Funchal, que termina no próximo sábado, 10 de setembro com o tema Expedição EMEPC/M@rbis Desertas e Porto Santo 2011.

Em julho o tema foi O Mergulho profundo e em agosto, Educando para a proteção do Mar, com a participação de cerca de130 pessoas.

Na Noite Aberta de 27 de agosto, a Dra. Mafalda Freitas, Diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal começou por apresentar a palestra intitulada A Estação de Biologia Marinha do Funchal e a divulgação do Mar profundo. Posteriormente a Dra. Iolanda Lucas, da Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal, abordou o tema O Papel da Câmara Municipal e dos cidadãos na proteção e preservação do Mar. Paralelamente estiveram em exibição as exposições: Tesouros Profundos do Oceano Atlântico e Viagem pela Biodiversidade do Funchal.

A exposição Tesouros Profundos do Oceano Atlântico divulgou o projeto MARPROF (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia) que teve início em outubro de 2009 e visa desenvolver e explorar novas perspetivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos. Aqui os mais novos podiam divertir-se com os jogos, puzzles e trípticos didáticos e com o livro de banda desenhada científica intitulado “Aventuras nas profundidades”. Esta banda desenhada resulta do projeto PESCPROF-3 (Recursos Pesqueiros de Águas Profundas do Atlântico Centro - Oriental – Avaliação e difusão) e foi desenvolvida com a coordenação científica do Diretor do Departamento de Ciência, Dr. Manuel Biscoito e da Diretora da Estação, Dra. Mafalda Freitas.

No dia 10 de setembro - Expedição EMEPC/M@rbis Desertas e Porto Santo 2011 - o programa é o seguinte:

- 20h00 e 22h30 - Visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal;

- 21h00 – Palestras sobre O contributo do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal na Expedição EMEPC/M@rbis Desertas e Porto Santo 2011:
- Introdução à Expedição - Manuel Biscoito;
- Intertidal - Ricardo Araújo;
- Subtidal - Mafalda Freitas.

As “Noites Abertas” decorrem todos os anos nos meses de verão, desde 2007 e a exemplo do que vem fazendo durante o dia (Dia aberto, última 2ª feira de cada mês), a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público à noite. As visitas guiadas são gratuitas e efetuam-se às 20h00 e às 22h30, intercaladas por projeções de imagens e pequenas palestras, às 21h00, sobre as atividades desenvolvidas pela Estação de Biologia Marinha do Funchal com um tema desenvolvido por um convidado externo. No dia 10 de setembro, o tema escolhido será a Expedição EMEPC/M@rbis Desertas e Porto Santo 2011, com a prata da casa.

As inscrições são gratuitas e poderá fazê-las na Estação de Biologia Marinha, pelo telefone 291 700 360 ou por e-mail: Marcação de visitas guiadas

Pais e filhos estão convidados a participar nestas atividades.

(Fotos de: Luísa Costa, Alexandra Telo / DCI e Filipa Freitas)