27 Novembro 2021
Página Inicial » Newsletter
Projeto Marprof na Semana Bio Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
Capa_Menu_Reids O projeto Marprof participou na Semana Bio Madeira, este ano subordinada ao tema “Alimentar o futuro”, que decorreu entre os dias 30 de Maio e 5 Junho, organizada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, promoveu entre os dias 30 de Maio e 5 Junho a Semana Bio Madeira, este ano subordinada ao tema “Alimentar o futuro”.

A Semana Bio Madeira contou com a participação de mais de 70 entidades, entre patrocinadores e colaboradores, com a participação direta de mais de mil crianças, de várias escolas, e conseguiu mobilizar setores que constituem a base da economia regional, como o turismo, nomeadamente através da hotelaria e restauração. No dia 1 de Junho, decorreu no Hotel Reid's Palace um jantar-conferência subordinado ao tema “Economia do Futuro” que teve como convidados o alemão Rainer Krell, membro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o português Artur Cristovão, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que conta com publicações relevantes na área da produção agrícola biológica em Portugal. Da ementa fizeram parte vários produtos regionais como a gamba da Madeira e o caranguejo da fundura, espécies alvo do projeto “Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia” (MARPROF). Ao longo de uma semana investigadores deste projeto, da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Direção de Serviços de Investigação das Pescas realizaram lances de covos ao longo da costa sul da Madeira para que estas iguarias fossem apresentadas à sociedade madeirense.

O projeto “Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia” (MARPROF) visa desenvolver e explorar novas perspetivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos, criadas pelos frutuosos trabalhos efectuados, por esta mesma Parceria, ao longo da série de projetos PESCPROF. Este projeto irá efetuar uma prospeção orientada dos fundos marinhos profundos da Macaronésia, cobrindo novas áreas geográficas. Será ainda ampliada a inventariação da biodiversidade marinha profunda e criado um novo acervo de conhecimento biológico e pesqueiro imprescindível à gestão e desenvolvimento de novas pescarias, baseadas numa exploração sustentável. O projeto terá uma componente muito importante de valorização da qualidade e divulgação dos recursos haliêuticos profundos da Macaronésia, efectuando a sua análise nutricional e organolética e produzindo um guia gastronómico.

(Fotos de:  Luisa Costa / DCI)