18 Setembro 2021

9004-546 Funchal

Elementos Biográficos

Nasceu no Funchal em 1974 e faleceu no Funchal em 2013

Licenciada em Biologia (ramo científico) pela Universidade da Madeira.

Actividade Profissional

1999 a 2000 - Frequentou o estágio profissional em Ilustração Ictiológica na Estação de Biologia Marinha do Funchal.

2001 a 2013 – Exerceu a função de ilustradora científica no Museu de História Natural do Funchal.

Responsabilidades

Responsável pela Ilustração Científica no Museu de História Natural do Funchal.

Publicações

Ilustrações de aves em: Biscoito, M. & F. Zino. 2002. Aves do Arquipélago da Madeira. Avaliação e Conservação. Coleccção 3. SRA-DRAmb. lançado em 24 de Maio de 2002, na Semana da Conservação da Natureza.

Pachycara n. sp. (holótipo) e Thermarces n. sp. (holótipo) a tinta da China sobre papel vegetal em : Biscoito, M.; Segonzac, M. & A. J. Almeida. 2001. New zoarcid species from deep-sea hydrothermal vents of the Atlantic and Pacific. InterRidge News: 10 (1): 15-17.

Desenhos esquemáticos em: Araújo, R. & R. Calado. 2003. Crustáceos Decápodes do Arquipélago da Madeira, Biodiversidade madeirense: avaliação e conservação. Colecção 4, livro lançado em Junho de 2003 na Semana da Conservação da Natureza.

Gnatholepis thompsoni a aguarela em: Araújo, R. & M. Freitas. 2002. First record of the goldspot goby Gnatholepis thompsoni Jordan, 1904 (Pisces: Gobiidae) in Madeira Island (NE Atlantic Ocean), Bocagiana, 209.

Aluterus monoceros a tinta da China sobre papel polyester e Aluterus scriptus a aguarela e guache em: Freitas, M. & Biscoito, M. 2002. First record of Aluterus scriptus and Aluterus monoceros (Pisces: Tetraodontiformes, Monacanthidae) from the Archipelagoes of Madeira and Selvagens (NE Atlantic), Bocagiana, 206.

Pachycara saldanhai no artigo: Biscoito, M. & A. J. Almeida. 2004. New Species of Pachycara Zugmayer (Pisces: Zoarcidae) from the Rainbow Hydrothermal Vent Field (Mid-Atlantic Ridge), Copeia, 3: 562-568.

Desenho esquemático para o artigo: Ribeiro, C.; Almeida, A. J.; Araújo, R.; Biscoito, M. & M. Freitas. 2005. Fish assemblages of Cais do Carvão Bay (Madeira Island) determined by the visual census technique. Journal of Fish Biology, 67: 1568-1584.

Ilustração de Hydrolagus affinis, Pachychara saldanhai e Hydrolagus pallidus em: Almeida, A. J. & M. Biscoito. 2006. Chordata, Chondrichthyes e Osteichthyes. In: Desbruyères, D.; Segonzac, M. & M. Bright (eds.). 2006. Handbook of Deep-Sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia, 18: 491, 492, 504.

Ilustração de Deania profundorum em: Freitas, M. & M. Biscoito. 2007. Four Chondrichthyes new for the archipelago of Madeira and adjacent seamounts (NE Atlantic Ocean). Bocagiana. 221.

Desenhos esquemáticos para o livro: Aráujo, R., Freitas, M. &  J. Monteiro. 2008. Eco-parque Marinho do Funchal. Câmara Municipal do Funchal.