Página Inicial » Novidades » Museu Municipal do Funchal (História Natural) adopta nova designação
Museu Municipal do Funchal (História Natural) adopta nova designação Versão para impressão Enviar por E-mail

A partir do início de Setembro de 2010 o Museu Municipal do Funchal (História Natural) passa a designar-se Museu de História Natural do Funchal, naquela que é a terceira mudança de nome em 82 anos de existência.

Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu, instalado no Palácio de São Pedro, foi baptizado como Museu Regional da Madeira. À época as suas colecções incluíam peças, não só de História Natural, mas também de etnografia, arqueologia, arte, etc. De referir a este propósito que o conjunto arqueológico de pedras tumulares existente hoje nos jardins do Museu da Quinta das Cruzes, é oriundo deste Museu.

Poucos anos após a sua fundação, o Museu foi obrigado pela administração central a mudar o seu nome, tendo adoptado a designação de Museu Municipal do Funchal, recentemente acrescentada de (História Natural).

Com o decorrer dos anos o Museu foi-se especializando na História Natural, quer no tocante às suas exposições e colecções, quer no que diz respeito à investigação que é lá desenvolvida. Progressivamente as suas colecções de outra natureza foram tendo outros destinos, quer ao nível do edifício dos Paços do Concelho (gravuras e quadros), quer de outros Museus, como o já referido caso da Quinta das Cruzes e o Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava ou o Museu da Cidade do Açúcar, no Funchal.

A necessidade de simplificar a sua designação e ao mesmo tempo adequá-la na íntegra ao seu objecto, levou a Câmara Municipal do Funchal a aprovar uma nova designação para o seu Museu – Museu de História Natural do Funchal. O acrónimo oficial do Museu manter-se-á MMF, uma vez que o mesmo se encontra internacionalmente registado como descritor das suas colecções e uma alteração provocaria grande confusão sobretudo na identificação das colecções de estudo.
O Museu de História Natural do Funchal tem em curso um projecto de renovação, cujo início está previsto para o próximo ano e cuja conclusão se prevê para 2013.