Página Inicial » Newsletter
Apresentação pública da III Edição da Conferência Europeia em Mergulho Cientifico Versão para impressão Enviar por E-mail
 00 Foi apresentada, no dia 1 de fevereiro, pelas 12h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a 3ª edição da Conferência Europeia em Mergulho Cientifico, na presença da Vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal Idalina Luís, da diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, Mafalda Freitas e de Pedro Neves, Cláudia Ribeiro e de Manfred Kaufmann em representação do CIIMAR-Madeira.

Embora as conferências só decorram nos dias 22 e 23 de março na sede social do CNF, à quinta Calaça, foi preparado um programa mais vasto para as 65 pessoas inscritas até ao momento. Dos 65 inscritos 60 são de fora da região o que segundo Mafalda Freitas “é um orgulho pois poderão ver o que na Madeira se faz nesta área, para além de mostrar as potencialidades que a Madeira tem para o mergulho nesta altura do ano, o Centro de Medicina hiperbárica que dá segurança a esta atividade e as atividades complementares que a Madeira oferece desde o Mar à serra”.

O programa começa no dia 21 com a inauguração de uma exposição “Olhares sobre o Mergulho científico na Madeira” e com um cocktail de boas vindas aos participantes.

Já nos dias 22 e 23 irão decorrer as conferências que, contarão na sessão de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal e entre outros, terão como convidados Ben Ford especializado em Arqueologia Marítima e Histórica da Universidade da Pensilvânia e o Dr. Fernando Tuya professor da universidade de Las Palmas de Gran Canaria.

No dia 24 haverá um Workshop de Medicina Hiperbárica no Hospital Dr. Nélio Mendonça e o dia, também será reservado para promover actividades ligadas ao mar.

Esta conferência traz um contributo para a economia do mar, no sentido de que a Região tem 15 centros de mergulho que foram contactados para mostrar os seus serviços e promover junto dos participantes mergulhos nos dias 24 e 25 à Reserva Natural do Garajau, a primeira reserva marinha do país e ao percurso subaquático acessível da Baixa das Moreias. Também foram contactadas empresas ligadas à observação de cetáceos, de aves marinhas com o intuito de mostrar as belezas e a biodiversidade marinha que a Madeira tem. Não foi esquecida a floresta Laurissilva, onde estão previstos passeios nas levadas e nem a cultura e gastronomia, onde ao longo dos dias serão dados a provar iguarias madeirenses como o bolo de mel e proporcionadas visitas à Madeira Wine com degustação de vinho Madeira.

Pedro Neves referiu que “Foi com agrado que recebemos a noticia da organização da conferência cá na Madeira. Houve um concurso com várias candidaturas e ficamos felizes por ser a Madeira a escolhida para ser anfitriã deste simpósio científico que ocorre anualmente num país europeu “.
Ainda afirmou que esta é uma oportunidade da Região mostrar o trabalho que tem sido feito em termos de mergulho científico e uma oportunidade também de atrair investigadores de vários países que se vão deslocar à Madeira, dando também a oportunidade de conhecermos o que se faz lá fora e de estabelecer parcerias e aprender novas técnicas e metodologias que poderão ser posteriormente utilizadas para desenvolver as nossas actividades cientificas.

A concluir a apresentação pública a Vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal indicou que a realização desta conferência é a prova que a nossa região e o Município do Funchal tem toda a capacidade para desenvolver o chamado turismo científico. E que o facto de ter vários países representados na Conferência significa que é uma oportunidade de promover o nosso nome lá fora e das nossas potencialidades.

De referir que a primeira Conferência Europeia de Mergulho Cientifico decorreu em Estugarda e a segunda na Suécia.

(Imagem e fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)