28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » 2ª reunião anual do Projeto Biometore realiza-se esta semana na Madeira
2ª reunião anual do Projeto Biometore realiza-se esta semana na Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
01  O projeto BIOMETORE, coordenado pelo IPMA- Instituto Português do Mar e da Atmosfera e cofinanciado pelos fundos EEA grants, conta com inúmeros parceiros nacionais e internacionais e envolve investigadores científicos de diversas áreas. Este grande projeto destina-se à aquisição de dados físicos, químicos e biológicos, em áreas selecionadas dos montes submarinos dos complexos Great Meteor e Madeira-Tore com vista a adquirir conhecimento sobre a biodiversidade, das espécies aos ecossistemas pelágicos e bentónicos, bem como sobre as pressões humanas nestas áreas.

O esforço de recolha de dados a realizar em 2015 e 2016 por equipas multidisciplinares de todas as instituições presentes no consórcio vão  aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e contribuir para a caracterização e mapeamento de zonas oceânicas  com vista a uma melhor compreensão dos ecossistemas marinhos profundos.

O projeto BIOMETORE também se propõe desenhar um plano de sustentabilidade e gestão para as áreas marinhas alvo do estudo e apoiar a avaliação do bom estado ambiental no âmbito da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).

A 2ª reunião anual do projeto decorrerá no Funchal, nos dias 29 e 30 de novembro, organizada pelo Diretor do Departamento de Ciência e Recursos Naturais, Dr. Manuel Biscoito e contará com mais de 30 investigadores dos parceiros do projeto.

Em fevereiro de 2017 está prevista a campanha de mar aos montes submarinos do complexo Madeira-Tore.

Em águas marinhas portuguesas, a longa distância da costa, há dois importantes conjuntos de relevos submarinos, os arquipélagos submarinos Great Meteor e Madeira-Tore.

São áreas oceânicas, a grande distância da costa continental portuguesa, dos Açores e da Madeira, constituindo boas plataformas submarinas para o desenvolvimento de biótopos.

A importância do conhecimento destes biótopos levou ao estabelecimento de um consórcio único que envolve todas as principais instituições de investigação marinha do país com o objetivo de estudar a biodiversidade destas áreas através do projeto BIOMETORE. No âmbito deste projeto, estão programadas oito campanhas de investigação científica a estes dois territórios submarinos.

O projeto BIOMETORE inscreve-se nas linhas de ação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM). A DQEM é o pilar da política europeia de proteção do ambiente marinho. A sua aplicação requer o reforço da monitorização de áreas críticas e o desenvolvimento de medidas para se atingir e manter o bom estado ambiental de todas as águas marinhas europeias.

O projeto BIOMETORE vai fornecer informação importante para o conhecimento integrado e a gestão dos ecossistemas de mar profundo de dois dos principais conjuntos de Montes Submarinos do Atlântico Norte, particularmente no contexto da implementação da DQEM em Portugal.

O programa de medidas da DQEM em Portugal identifica ainda como objetivo a criação de novas áreas marinhas protegidas de grandes dimensões, delimitadas em zonas oceânicas profundas.

O projeto BIOMETORE vem acrescentar suporte científico para a boa gestão destas novas áreas marinhas protegidas, o arquipélago submarino Great Meteor e o complexo geológico Madeira-Tore.

(Imagem e Texto: Projeto BIOMETORE)