28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » Departamento de Ciência e Recursos Naturais apresenta atividades no evento “Ciência do Mercado” no dia 22 de novembro
Departamento de Ciência e Recursos Naturais apresenta atividades no evento “Ciência do Mercado” no dia 22 de novembro Versão para impressão Enviar por E-mail
01  Integrado na Semana da Ciência e Tecnologia que se celebra a nível nacional entre 21 e 27 de novembro, a ARDITI promove o evento Ciência no Mercado, no próximo dia 22 de novembro, entre as 18h00 e as 22h00, na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores.

Uma mostra da Ciência e Tecnologia que se faz na Região, aberta ao público em geral para que todos possam ver, interagir, participar!

O Departamento de Ciência e Recursos Naturais irá estar representado pela Estação de Biologia Marinha do Funchal e pelo Museu de Historia Natural do Funchal que apresentarão as seguintes atividades:

MERGULHO CIENTÍFICO

Estação de Biologia Marinha do Funchal e o CIIMAR Madeira (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Madeira)

O mergulho científico é uma ferramenta de trabalho amplamente usada por cientistas em todo o mundo. Desenvolveu-se a partir dos anos 50 do séc. XX com a generalização do uso do escafandro autónomo. Desde então, tem contribuído decisivamente para aumentar o conhecimento sobre os ambientes subaquáticos. Conheça um pouco destes fascinantes ambientes através de fotografias e da observação e manipulação de exemplares vivos de estrelas e ouriços-do-mar, recolhidos na costa da Madeira por mergulhadores científicos. Também estarão expostos equipamentos utilizados neste tipo de mergulho.

LEVA PORTUGAL AO MUNDO

EBMF > Estação de Biologia Marinha do Funchal

O projeto educativo "Leva Portugal ao Mundo" tem como objetivo o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulado equipado com GPS. Imagine lançar ao mar um destes barquinhos e segui-lo enquanto navega ao sabor do vento e das correntes! Um destes veleiros, o "Monk seal", está a ser preparado e decorado por escolas da Madeira. Veja-o neste evento e aprenda a construir um barquinho de papel. Nele poderá desenhar e pintar uma mensagem para ser inserida no "Monk seal" e lançada ao oceano, ainda este ano.

MAR PROFUNDO

EBMF > Estação de Biologia Marinha do Funchal

As zonas profundas do oceano sempre suscitaram o interesse dos cientistas, mas descobrir que espécies nelas habitam não é fácil. Na Ciência no Mercado poderá ver uma dessas espécies, um caranguejo de profundidade conservado, e perceber como foi feita a sua captura e identificação.

O MOSQUITO Aedes aegypti (LINNAEUS, 1762)

MMF > Museu de História Natural do Funchal

O mosquito Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) foi identificado pela primeira vez na ilha da Madeira em outubro de 2005. Desde então, o Museu de História Natural do Funchal deu início a um programa de monitorização e vigilância entomológica desta espécie, com vista a determinar a sua distribuição e expansão. Venha conhecer um pouco mais sobre a bioecologia deste vetor, sobre o trabalho de monitorização realizado pela instituição, sobre o tipo de armadilhas usadas para o capturar e ainda poderá ver este mosquito à lupa.

(Imagem de: ARDITI; Texto de: DCRN)