28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » Osga-moura ou Osga-comum -Tarentola mauritanica Linnaeus, 1758
Osga-moura ou Osga-comum -Tarentola mauritanica Linnaeus, 1758 Versão para impressão Enviar por E-mail
001 A osga-comum, Tarentola mauritanica Linnaeus, é um réptil da família Gekkonidae, de tamanho médio, atingindo cerca de 8,5 cm. Tem um aspeto achatado, com uma grande cabeça bem destacada do corpo, com olhos grandes e redondos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as osgas são inofensivas: não são venenosas nem provocam qualquer doença dermatológica.

As osgas são muito benéficas pois alimentam-se de vários insetos (incluindo moscas e mosquitos) e de aranhas, contribuindo para o controlo destas espécies.

É nativa da Algéria, Croácia, Egito, França, Grécia, Itália, Líbia, Marrocos, Eslovénia, Espanha, Tunísia, Saara Ocidental e Portugal. É introduzida na Argentina, Estados Unidos e Uruguai; no arquipélago da Madeira, está presente nas ilhas da Madeira e Porto Santo.

Gostam de viver em zonas rochosas, aparecendo também em zonas urbanas, principalmente em muros, habitações velhas ou troncos apodrecidos.

(Fotos de: Ricardo Araújo, Ysabel Gonçalves e Marina Pinto /DCRN; Texto de: Ysabel Gonçalves)