28 Julho 2021
Página Inicial » Novidades » Coordenadora do projeto Leva Portugal ao Mundo é a convidada da próxima Noite aberta, sábado dia 24 de setembro
Coordenadora do projeto Leva Portugal ao Mundo é a convidada da próxima Noite aberta, sábado dia 24 de setembro Versão para impressão Enviar por E-mail
  No próximo dia 24 de setembro irá decorrer na Estação de Biologia Marinha do Funchal a última Noite Aberta do ano, com a apresentação do projeto “Leva Portugal ao Mundo” pela Dra. Raquel Costa, coordenadora do mesmo.

O projeto educativo Leva Portugal ao Mundo tem como objetivo primordial o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulado equipado com GPS. Imagine lançar ao mar um pequeno barco não tripulado e segui-lo enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das marés.

Se o barquinho chegar a novo destino, de imediato se desenvolvem relações entre quem o lançou e quem o recebeu, permitindo uma interação entre pessoas de diferentes países e culturas.

A embarcação não pilotada, denominada WEST, foi lançada ao mar a 27 de Janeiro de 2016 ao largo de Santa Cruz, Madeira, a partir do NRP Schultz Xavier, numa operação que envolveu 30 alunos de duas escolas (Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia e da Torre, Câmara de Lobos).
Em Janeiro uma nova embarcação foi entregue à Escola EB23 da Torre, Câmara de Lobos onde o projeto educativo e artístico de um dos bordos está a ser ultimado. Desta escola o novo pequeno veleiro que terá o nome de “Monk seal” será entregue à Escola EB23 Bartolomeu Perestrelo para que fique concluído e possa ser lançado ao mar ainda no decorrer do corrente ano.

Em Portugal continental, o projeto educativo “WEST Leva Portugal ao Mundo” envolveu seis parceiros ligados ao mar: Agência Ciência Viva, EMEPC /Kit do Mar, IST /ISR, IST /MARETEC, Valuma e Ocean Puzzle; e ainda duas escolas da Nazaré: EB 2,3 Amadeu Gaudêncio e Externato Dom Fuas Roupinho. Na Madeira, contou com o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e envolve atualmente as duas escolas do Funchal e de Câmara de Lobos referidas.

As oportunidades educativas são diversas e abrangem áreas como as ciências naturais, geografia, história, matemática, cidadania, tecnologias de informação, artes, língua portuguesa e inglês.

Objetivos do projeto Leva Portugal ao Mundo:

• Explorar de forma holística a relação biunívoca entre a Humanidade e o Oceano;
  • Aumentar o conhecimento científico acerca do Oceano;
  • Sensibilizar as crianças e jovens para a importância do seu papel na reflexão e ação sobre problemas relacionados com o Oceano;
  • Desenvolver competências transversais de comunicação, planificação, criatividade, trabalho colaborativo;
  • Aproximar as crianças de outras culturas;
  • Fomentar atividades práticas;
  • Compreender a importância das novas tecnologias

(Fotos de: Flávio Martins, EBMF e EMEPC; Texto de: Mafalda Freitas / DCRN)