24 Janeiro 2020
Página Inicial » Newsletter
Município do Funchal integra projeto ClimAdaPT.Local Versão para impressão Enviar por E-mail
6 O Município do Funchal é um dos 26 municípios Portugueses que integram o projeto ClimAdaPT.Local, que visa dotá-los de uma estratégia de adaptação às alterações climáticas.

O projeto ClimAdaPT.Local tem como objetivo geral iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais adaptadas às Alterações Climáticas (EMAAC).

Visa também a sua integração nas ferramentas de planeamento Municipal com base em três parâmetros fundamentais:

•  Capacitação do corpo técnico municipal;
  •  Consciencialização dos atores locais;
  • Desenvolvimento de Aptidões e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMAAC nos Municípios-piloto.

No futuro, esta integração será efectivada nos demais municípios portugueses.

O projeto tem como objetivos específicos:

•  Elaborar 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC),
  •  Formar 52 técnicos municipais em Adaptação às Alterações Climáticas,
  • Criar uma Plataforma para a Adaptação Municipal às Alterações Climáticas,
  • Criar uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas.

De forma a alcançar estes objetivos, foram selecionados 26 municípios, tendo em atenção os seguintes critérios de seleção:
        i) Cobertura de todo o território nacional: 1 Município por Comunidade Inter-Municipal, Área Metropolitana e Região Autónoma;
        ii) Diversidade socioeconómica e das vulnerabilidades e oportunidades das Alterações Climáticas (AC) nos diversos setores identificados na Estratégia Nacional de Adaptação às AC;
        iii) Compromisso político e institucional para elaborar e implementar as Estratégias Municipais de Adaptação às AC.

A cerimónia de assinatura do protocolo de integração neste projeto decorreu no passado dia 15 de janeiro na Reitoria da Universidade de Lisboa e contou com a presença do Presidente da Câmara do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo.

Seguiu-se uma sessão de formação destinada aos 52 técnicos municipais presentes. O Funchal esteve representado pelos Drs. Olga Ribeiro Camacho e Manuel Biscoito.

(Fotos de: direitos de autor "©"; Texto de: Manuel Biscoito /DCI)

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2020, Municipio do Funchal Facebook | RSS