24 Janeiro 2020
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Acácia-rubra Versão para impressão Enviar por E-mail
 5 A acácia-rubra por não tolerar muito bem o frio intenso é outra das árvores cultivadas, com fins ornamentais, nas regiões tropicais e subtropicais .

 

Origem: Madagáscar (oeste e norte)

Nome científico: Delonix regia (Bojer) Raf.

Nome vulgar: acácia-rubra

Família: Fabaceae

Descrição:

Árvore de folha caduca que pode atingir os 15 m de altura. O tronco, um pouco retorcido, apresenta casca acinzentada e áspera. A copa é ampla e apresenta uma forma semelhante ao de um guarda-chuva. Folhas bipinadas de 20-60 cm de comprimento, com 10-15 pares de folíolos oblongos, de ápice e bases arredondados, sésseis, ligeiramente tomentosos; as inflorescências nascem em rácimos e cada flor possui 10 estames com filamentos avermelhados e bases peludas; as flores apresentam 5 sépalas hirsutas e 5 pétalas desiguais, sendo 4 vermelhas e uma branca, tingida de vermelho e amarelo. O fruto (vagem) é plano, castanho e lenhoso quando maduro, pode atingir 40-60 cm de comprimento.

Período de floração: julho-setembro

Curiosidades:

Na Madeira é habitual vermos esta árvore despida de folhas, entre março e junho. Curiosamente, a floração começa em paralelo com o rebentar das jovens folhas. Na cidade do Funchal, a acácia-rubra pode ser observada na Rua Coronel Sarmento, no jardim do Hospício Princesa D. Maria Amélia, numa quinta privada próximo da Escola João Gonçalves Zarco (nos Barreiros), etc.

As raízes da acácia-rubra são bastante agressivas, com parte delas crescendo acima da superfície, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo da tubagem de fornecimento de água, eletricidade, esgoto e junto a paredes.

Esta árvore de crescimento rápido tolera muito bem a salinidade do solo pelo que pode ser cultivada junto ao litoral.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Texto de: Juan Silva /DCI; Fotos de: Sónia Dória / Gabinete Arte e Design)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2020, Municipio do Funchal Facebook | RSS