22 Junho 2021
Página Inicial » Newsletter
Ecossistemas marinhos expostos na Estação de Biologia Versão para impressão Enviar por E-mail
5 Alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco visitaram a Estação de Biologia Marinha do Funchal, onde assistiram a uma palestra sobre Ecossistemas marinhos litorais da Madeira.

A visita de estudo à Estação das duas turmas do 8º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e a apresentação Ecossistemas marinhos litorais da Madeira foram efetuadas no âmbito do tema Funcionamento dos Ecossistemas.

Mafalda Freitas, diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, na sua abordagem ao tema, fez uma introdução à formação, evolução e posição geográfica da ilha da Madeira, referindo a importância das correntes, ventos e influência do continente europeu sobre a nossa fauna e flora. Descreveu os diversos ambientes que podemos encontrar no litoral, destacando os ambientes rochosos e arenosos do intertidal - ecossistema muito importante em termos ecológicos e de estudo da biodiversidade. Falou ainda de ecossistemas particulares como as grutas e as pradarias de plantas marinhas. As pradarias servem como refúgio e alimento, principalmente de juvenis ou posturas de diferentes espécies de peixes e invertebrados. Na ilha da Madeira existe uma pradaria de Cymodocea nodosa na Baía do Cais do Carvão.

Posteriormente, os alunos visitaram a  Biblioteca Professor Luiz Saldanha, os diferentes laboratórios da Estação e a Sala das Coleções Marinhas de Referência do Museu de História Natural do Funchal.

O Jogo “De costa a costa” revelou ser um jogo muito animado. Os alunos, após serem divididos em 3 ou 4 equipas, têm que adivinhar respostas relacionadas com o Mar. “Tabu” e “Mímica” são algumas das provas que têm de superar para poderem avançar no jogo.

Galeria de Fotos