17 Julho 2019
Página Inicial
Reunião anual dos parceiros do projecto BANGEN Versão para impressão Enviar por E-mail
1

Durante os dias 23 e 24 de Março, decorreu na Estação de Biologia Marinha do Funchal a 2ª reunião anual dos parceiros do projecto BANGEN - Red BANGEMAC: Banco genético marinho da Macaronesia, onde estiveram presentes representantes das várias instituições da Madeira, Açores e Canárias, responsáveis pelo respectivo projecto.

O BANGEN é um projecto financiado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013 (PCT-MAC), do FEDER e tem como Chefe de Fila o Instituto Canário de Ciências Marinhas e onde para além do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, conta com a parceria de mais 4 instituições, a Universidade da Madeira, a Direcção de Serviços de Investigação das Pescas da Madeira, o Instituto Tecnológico de Canárias e com a Universidade dos Açores.

Este projecto tem como linhas gerais o desenvolvimento e utilização das metodologias de biologia molecular, baseadas em análises de DNA, com a finalidade de estabelecer uma estratégia onde seja possível obter mais rapidamente uma resposta, no sentido de auxiliar a investigação e gestão da biodiversidade marinha. Para tal, foram estabelecidos para a Madeira os seguintes objectivos:

- Criar um banco de tecidos com material armazenado para estudos moleculares e bioquímicos visando filogenia, filogeografia, genética populacional, “bar-coding”, assim como estudos de composição molecular e poluição;

- Construção de uma base de dados das espécies amostradas e metainformação associada, incluindo imagem, sempre com o propósito de efectuar estudos de filogenia, filogeografia, genética populacional e “bar-coding”;

- Programa de “outreach” e divulgação junto da população, para obter apoio alargado para a exploração sustentável e conservação dos recursos naturais marinhos com especial ênfase dos aqui estudados.

A escolha das espécies alvo para este projecto teve em conta não só a sua importância económica, como também a sua existência em mais do que um dos arquipélagos da Macaronésia. Foi igualmente tido em conta espécies cujo habitat natural se encontre ameaçado por factores antropogénicos, essencialmente junto ao litoral.

O objectivo desta reunião foi a apresentação por cada um dos parceiros ao Chefe de Fila, não só o estado actual do desenvolvimento do projecto, de acordo com os objectivos pré-estabelecidos, como também discutir os resultados que foram obtidos até ao momento por cada um dos parceiros.

Estiveram presentes na reunião para além do Dr. Ricardo Araújo, investigador responsável do Museu de História Natural do Funchal no projecto, a Prof. Niévez González, o Prof. Javier Quinteiro, o Prof. Manuel Rey Mendez e o Dr. Pablo Manent do Instituto Canário de Ciências Marinhas, a Dra. Patrícia Janeiro de Assunção do Instituto Tecnológico de Canárias, Dr. Gilberto Pinto Carreira da Universidade dos Açores, a Dra. Ana Rita Pinto e a Dra. Adriana Alves da Direcção de Serviços da Investigação das Pescas e o Prof. Thomas Dellinger da Universidade da Madeira.

Galeria de Fotos