20 Julho 2019

Nasceu na cidade de Caracas, Venezuela, em 1974

Licenciada em Biologia (Ramo Científico) pela Universidade da Madeira

Actividade Profissional

Dezembro 2002 - Agosto 2003: Prestação de Serviços ao abrigo do Estágio Profissional realizado no Museu Municipal do Funchal (História Natural) Área científica: Entomologia Geral

Setembro 2003 - Maio 2004: Prestação de Serviços ao abrigo do Programa Ocupacional de Desempregados no Museu Municipal do Funchal (História Natural) na área científica: Entomologia Geral.

Junho 2004 - Fevereiro 2005: Prestação de Serviços em regime de voluntariado no Museu Municipal do Funchal (História Natural), área científica: Entomologia Geral

Março de 2005 - Março de 2006: Estágio para Ingresso na Carreira Técnica Superior do Quadro do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal.

Setembro de 2006: Nomeação definitiva para a categoria de técnico superior de 2ª classe (área de Biologia) do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal.

Actividade Científica

Especialidade: Entomologia. Identificação, classificação e sistemática

Responsabilidades

2005 até à data – Conservadora de Entomologia do Museu de História Natural do Funchal

Publicações

- «Mosquitos de Portugal: primeiro registo de Aedes (Stegomyia) aegypti Linnaeus, 1762 (Diptera, Culicidae) na Ilha da Madeira.» Ysabel Margarita, A. J. dos Santos Grácio, Isabel Lencastre, Ana C. Silva, Teresa Novo, Carla Sousa, Paulo Almeida e M. J. Biscoito. Acta Parasitológica Portuguesa (2006) 13 (1-2): 59-61.

- «Population Genetics of Ochlerotatus eatoni (Diptera: Culicidae) Endemic Species to Two Macaronesian Islands.» Mahnaz Khadem, Ysabel Gonçalves, Sandra Mendonça, and Ruben Capela Journal of Medical Entomology (2006) 43(2): 232-237.

- «Spatial distribution of Culicoides species in Portugal in relation to the transmission of African horse sickness and bluetongue viruses.» R. Capela, B. V. Purse, I. Pena, E. J. Wittman, Y. Margarita, M. Capela, L. Romão, P. S. Mellor and M. Baylis. Medical and Veterinary Entomology (2003) 17, 165-177.

- Almeida A.P., Gonçalves Y.M., Novo M.T., Sousa C.A., Melim M., Grácio A.J.. 2007. Vector monitoring of Aedes aegypti in the Autonomous Region of Madeira, Portugal. Euro Surveill 12 (46): 3311.

- Gonçalves, Y.; Juan Silva & Manuel Biscoito. 2008. On the presence of Aedes (Stegomyia) aegypti Linnaeus, 1762 (Insecta, Diptera, Culicidae) in the island of Madeira (Portugal). Boletim do Museu Municipal do Funchal 58 (322): 53-59.

- G. Seixas, A. C. Silva, T. M. Novo, B. Viveiros, M. Clairouin, Y. Gonçalves, J. Gonçalves Silva, A. Nunes & C. A. Sousa. 2012. Entomological Aspects of the Dengue Outbreak in Madeira Island. Acta Parasitológica Portuguesa, 19 (1/2): 57.

- Rego, C., Boieiro, M., Goncalves, Y., Menezes, D., Aguin-Pombo, D. & Capela, R. The drosophilids (Diptera, Drosophilidae) from a Laurisilva patch in Madeira with two new records for this island. Boletim do Museu Municipal do Funchal. Submited

- Aguiar, AMF, Pombo DA, Gonçalves YM. 2014. Identification, rearing, and distribution of stick insects of Madeira Island: An example of raising biodiversity awareness. Journal of Insect Science 14:XXX. Available online: http://www.insectscience.org/14.XXX .Accepted

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2019, Municipio do Funchal Facebook | RSS