18 Julho 2019
Página Inicial » Actividades » Ciência » Ilustração Científica
Ilustração científica Versão para impressão Enviar por E-mail

Uma das áreas em que o Departamento tem investido é a da Ilustração Científica, contando para o efeito com o trabalho de Helena Encarnação (1974-2013).

A Ilustração Científica tem por base reproduzir, por métodos artísticos, a natureza, aliando sempre o rigor científico à própria estética da representação do objecto desenhado. Tem sido útil desde há cinco séculos, onde muito frequentemente naturalistas ilustradores acompanhavam as viagens de descoberta de novos mundos descrevendo e desenhando o que viam.

Já o eminente taxidermista e ictiólogo alemão Doutor Günther Maul, antigo director do Museu Municipal do Funchal, dedicara-se profundamente ao estudo dos peixes desenhando-os quer a tinta da China, quer registando a sua cor natural em aguarela. Muitos destes peixes, na altura, eram desconhecidos para a ciência.

Tem havido uma continuidade de trabalho nesta vertente com desenhos de exemplares da colecção do MMF e também espécimes frescos, a aguarela e a tinta da China. Além disso, há a destacar as ilustrações próprias para fins didácticos e de divulgação.

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2019, Municipio do Funchal Facebook | RSS