18 Julho 2019
Página Inicial » Actividades » Informação e Documentação » Espólios
Espólios Versão para impressão Enviar por E-mail

Encontram-se depositados no Centro de Informação e Documentação 2 espólios de elevada relevância patrimonial para a comunidade científica.

• Espólio Prof. Günther  Maul
  • Espólio Prof. Luiz Saldanha

Espólio Prof. Gunther Edmund Maul (1909-1997)

- Foi ictiologista de renome mundial, devendo-se a ele a actual projecção do Museu de História Natural do Funchal ao nível internacional. (saber mais)

- Foi Director do Museu de 1940 a 1981, tendo continuado a trabalhar até à data da sua morte como cientista e editor das publicações científicas do Museu.

- Foi o principal responsável pela montagem da exposição de espécimes da fauna e flora e geologia do Arquipélago da Madeira que actualmente se encontram expostas no Museu.

- O seu espólio cobre todas as áreas da História Natural da Macaronésia, em particular a ictiologia. É composto por livros, alguns deles raros, revistas, correspondência científica, relatos de viagens, manuscritos, etc.

- O acervo tem aproximadamente 10.000 documentos.

Espólio Prof. Luiz Vieira Caldas Saldanha (1937-1997)

- Foi Professor Catedrático do Departamento de Zoologia e Antropologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e fundador e responsável pelo Laboratório Marítimo da Guia. (saber mais)

- O espólio cobre as áreas da biologia marinha, oceanografia, ictiologia e história da oceanografia.

- É composto  por livros, revistas, correspondência científica, desenhos, postais, fotografias, etc.

- O acervo tem aproximadamente 10.000 documentos e o seu tratamento documental está ainda em curso. Quaisquer informações deverão ser obtidas junto da Biblioteca Prof. Luiz Saldanha.

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2019, Municipio do Funchal Facebook | RSS