21 Julho 2019
Página Inicial » Informação Institucional » Pessoal
Manuel Biscoito Versão para impressão Enviar por E-mail

Director do Departamento de Ciência e Conservador de Vertebrados do Museu de História Natural do Funchal

Museu de História Natural do Funchal

Cais do Carvão - Promenade da Orla Maritima do Funchal Gorgulho
 Madeira - PORTUGAL

Elementos Biográficos

Nasceu no Funchal em 1958

Licenciado em Biologia (Ramo Científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Doutorando da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Actividade Profissional

1979-1981 - Estágio em tempo parcial no Museu Municipal do Funchal (História Natural), sobre Museologia e Ictiologia, orientado pelo Doutor G. E. Maul.

1 de Setembro de 1981 – Início da actividade profissional na CMF como Conservador do Museu Municipal do Funchal.

1982-1984 – Cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, como Oficial da Reserva Naval.

1986-1989: Presidente da Comissão Instaladora do Parque Natural da Madeira e Autoridade Administrativa Regional da Convenção CITES.

1987-1994 – Chefe de Divisão de Cultura Recreio e Desporto da CMF e Director do Museu Municipal do Funchal (História Natural).

1993-1997 - Vogal da Comissão Instaladora do CITMA - Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira.

1994 até à data - Membro do Conselho Científico do Parque Natural da Madeira.

1994 até à data – Director do Departamento de Ciência da CMF.

1995 até à data - Editor do “Boletim do Museu Municipal do Funchal (História Natural)” e da “Bocagiana”

1997-1998 – Vice-Presidente do CITMA – Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira.

1999-2006 – Director da Estação de Biologia Marinha do Funchal

Actividade Científica

Especialidade: Ictiologia. Taxonomia e ecologia de peixes de águas profundas e ambientes hidrotermais

Outros interesses: Taxonomia de crustáceos decápodes profundos; Biologia, migrações e conservação de aves Procellariiformes do Arquipélago da Madeira

Participação em missões oceanográficas

1975: Expedição científica à Selvagem Grande a bordo do N.R.P. ALMEIDA CARVALHO para avaliação dos estragos causados pelos pescadores na colónia de Calonectris diomedea borealis.

1985: Cruzeiro a bordo do N/E NORUEGA aos Bancos Seine, Leão, Unicórnio e Suzana, como ictiólogo.

1986: Expedição científica à Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora a bordo do N.R.P. QUANZA.

1990: Missão de acompanhamento da evolução dos ecossistemas afectados pela maré negra em Porto Santo.

1991: Cruzeiro a bordo do R/V AKADEMIK BORIS PETROV para recolha de amostras de fundo entre os 100 e os 2500 metros, na Baía do Funchal e levantamento de fundos com sonda multifeixes na Baía do Funchal e Ponta de Sol.

1991: Cruzeiro a bordo do R/V SEWARD JOHNSON para recolha e observação de crustáceos e peixes bentónicos da vertente continental da Madeira, Desertas e Porto Santo. Efectuadas 4 imersões no submersível JOHNSON-SEA-LINK (Madeira - 924 m.; Porto Santo - 476 e 371 m.; Deserta Grande - 671 m.).

1994: Expedição Científica DIVA 2 a bordo do navio NADIR do IFREMER - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer. Objectivo: Exploração e estudo dos ecossistemas hidrotermais da crista médio Atlântica da Zona Económica Exclusiva dos Açores. Área de trabalho: Ictiologia e colheitas com armadilhas. Participante como cientista no mergulho nº 11 com o submersível NAUTILE em 13.6.94. Local explorado: "Menez-Gwen" (840 - 1007 metros de profundidade). Efectuado o reconhecimento do local e descrição dos povoamentos. Medições de temperatura, colheitas de fluidos e fauna hidrotermais.

1997: Expedição Científica MARVEL a bordo do navio L’ATALANTE do IFREMER - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer. Objectivo: Exploração e estudo dos ecossistemas hidrotermais da crista médio Atlântica a Sul dos Açores. (Menez Gwen, Lucky Strike, Rainbow e Famous). Área de trabalho: Ictiologia e colheitas com armadilhas. Participante como cientista no mergulho nº 1199 com o submersível NAUTILE em 26.8.97. Local explorado: "Famous" (2.600 metros de profundidade). Efectuado o reconhecimento do local e descrição dos povoamentos. Medições de temperatura, colheitas de organismos. Esta missão estava integrada no projecto AMORES.

1998: Expedição científica PICO, a bordo do navio NADIR do IFREMER - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer. Objectivo: Estudo dos ecossistemas hidrotermais da crista médio Atlântica a Sul dos Açores. (Menez Gwen, Lucky Strike, Rainbow e Famous). Área de trabalho: Ictiologia e colheitas com armadilhas. Participante como cientista no mergulho nº 1263 com o submersível NAUTILE em 29.6.98. Local explorado: "Rainbow" (2.312 metros de profundidade). Efectuado o reconhecimento do local e descrição dos povoamentos. Medições de temperatura, colheitas de organismos. Recuperado o dispositivo PLASMA. Esta missão estava integrada no projecto AMORES.

1998: Missão científica SALDANHA a bordo do navio NADIR do IFREMER - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer. Objectivo: Estudo dos ecossistemas hidrotermais da crista médio Atlântica a Sul dos Açores. (Menez Gwen, Lucky Strike, Rainbow e Famous). Área de trabalho: Ictiologia e colheitas com armadilhas. Participante como cientista no mergulho nº 1274 com o submersível NAUTILE em 15.07.98. Local explorado: "Menez Gwen" (1.800 metros de profundidade). Efectuado o reconhecimento do local e descrição dos povoamentos. Medições de temperatura, colheitas de organismos.

1998: Missão científica VICTOR PREMIÈRE, a bordo do navio THALASSA do IFREMER - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer. Objectivo: Testar as capacidades do ROV VICTOR 6000 em ambientes hidrotermais. Local explorado: Lucky Strike (Crista médio-Atlântica ao sul dos Açores), 1700 metros de profundidade. Efectuadas colheitas de organismos e recolha de imagens vídeo e fotografia.

1999: Missão científica HOPE 99, a bordo do navio L’ATALANTE do IFREMER - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer. Objectivo: Estudo dos ecossistemas hidrotermais da crista oriental do oceano Pacífico, a 13º N.  Área de trabalho: Ictiologia. Participante como cientista no mergulho nº 1365 com o submersível NAUTILE em 21.04.99. Local explorado: "SE Seamount" (2.834 metros de profundidade). Efectuado o reconhecimento do local e descrição dos povoamentos e colheitas de organismos.

2002: Missão científica SEAHMA 1, a bordo do navio L’ATALANTE do IFREMER - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer, com o ROV VICTOR. Objectivo: Estudar a geologia e a biologia dos sítios hidrotermais activos do Ponto Triplo dos Açores. Locais explorados: Menez Gwen, 800 m, Monte Saldanha, 2200 m e Rainbow, 2300 m (Crista médio-Atlântica ao sul dos Açores). Efectuadas colheitas de organismos e recolha de imagens vídeo e fotografia.

2002: Missão científica VENTACO 3, a bordo do N/E ARQUIPÉLAGO, da Região Autónoma dos Açores, como Chefe de Missão. Objectivo: colheita de peixes de profundidade com recurso a palangre de fundo. Locais explorados: Monte Saldanha, 2200 m e Rainbow, 2300 m (Crista médio-Atlântica ao sul dos Açores). Colhidas várias espécies de peixes novas para a área e eventualmente uma nova para a ciência.

2005: Missão científica CHACMAD-1, a bordo do N/E ARQUIPÉLAGO, da Região Autónoma dos Açores, como Chefe de Missão. Objectivo: colheita de peixes de profundidade com recurso a palangre de fundo (1500m) e prospecção do caranguejo de profundidade, Chaceon affinis com covos (750-800m). Locais explorados: Porto Santo e Madeira. Missão integrada no projecto Interreg IIIB (MAC) PESCPROF-2.

2006: Missão científica CHACMAD-2, a bordo do N/P Baía de Câmara de Lobos, como Chefe de Missão. Objectivo: estudo da distribuição e abundância do caranguejo de profundidade, Chaceon affinis com covos (750-800m). Local explorado: Baía do Funchal. Missão integrada no projecto Interreg IIIB (MAC) PESCPROF-2.

2008: Missão científica CHACMAD-3, a bordo do N/P Baía de Câmara de Lobos, como Chefe de Missão. Objectivo: conhecer melhor a distribuição em profundidade do caranguejo da fundura, Chaceon affinis, na costa Norte da ilha da Madeira, no seguimento dos resultados obtidos no decurso do projecto PESCPROF-2. Missão integrada no projecto Interreg IIIB (MAC) PESCPROF-3.

2010: Expedição EMEPC/M@rBIS Selvagens 2010, a bordo do N.R.P. Almirante Gago Coutinho, com o ROV “LUSO”. Objectivo: Estudar a biodiversidade das Ilhas Selvagens. Efectuadas colheitas de organismos profundos com o ROV e captação de imagens de vídeo HD da fauna.

Responsabilidades

1981 até à data – Conservador de Vertebrados do Museu de História Natural do Funchal. Domínio de especialidade: Ictiologia.

1991 até 1995 - Investigador responsável do projecto nº PMCT/C/MAR/985/90 financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, no âmbito do Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia intitulado Estudo das Comunidades Bentónicas de Peixes e Crustáceos da Vertente Continental da Ilha da Madeira.

1996 até 1998 - Investigador responsável pelo estudo de Chaceon affinis (Crustacea, Decapoda, Geryonidae), Centrophorus squamosus e Centroscymnus coelolepis (Pisces, Squalidae) no projecto D.G. XIV/C95/032, Biology of some Macaronesian Deep-sea commercial species, financiado pela UE (DG XIV) e envolvendo, para além do MMF, a Direcção de Serviços de Estudos e Investigação das Pescas (Madeira), Universidade de La Laguna, Instituto Canario de Ciencias Marinas (coordenador) e Instituto Espanhol de Oceanografia.

1996 até 1998 - Investigador integrado no projecto AMORES - Estudo do Hidrotermalismo Profundo na crista médio-Atlântica no Ponto Triplo dos Açores, através do IMAR - Instituto do Mar e com financiamento através do Programa da UE MAST III.

1997 até 2000 – Investigador responsável (na Madeira) no projecto CLIPE – Efeitos Climáticos na Ecologia dos Peixes Litorais: Uma abordagem Translatitudinal e Fenológica. Outros participantes: IMAR, Universidade dos Açores (Coord.), Universidade de Lisboa, CITMA e Universidade do Algarve.

1998 até 2001 – Investigador responsável (na Madeira) no projecto Ciclo de Vida de duas Espécies Migratórias de Anguiliformes – Anguilla anguilla (L.) e Conger conger (L.) no Atlântico Norte. Outros participantes: IMAR, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Coord.), Instituto Português de Investigação Marítima, Universidade dos Açores, CITMA.

1998 até 2001 – Investigador no projecto Estrutura da Comunidade e variabilidade espaço-temporal dos recursos do talude continental superior do Algarve. Outros participantes: IMAR, U. Algarve (Coord.), U. Lisboa, U. Coimbra.

1998 até 2001 – Investigador no projecto AMAR – Localização e caracterização de fontes hidrotermais no segmento AMAR – Crista Médio Atlântica. Outros participantes: ICTE – Instituto de Ciências da Terra e do Espaço (Coord.), Laboratório Marítimo da Guia.

2000 até 2003 – Investigador responsável (Workpackage nº11) no projecto VENTOX – Deep-Sea Hydrothermal Vents: A Natural Pollution Laboratory. Financiamento através da UE - DG-XII, contrato nº. EVK3-1999-00056P.

2003-2005 – Coordenador da Acção 1 “Prospecção de novos recursos pesqueiros profundos (1000-2500 m)”, integrada no projecto “PESCPROF-1 - Recursos Pesqueiros de Águas Profundas do Atlântico Centro-Oriental” . Financiamento INTERREG III-B, Proj. nº. MAC/4.2/M12.

2003-2006 – Investigador responsável (Workpackage nº5) no projecto FishTrace – Genetic Catalogue, Biological Reference Collections and Online Database of European Marine Fishes. Financiamento através da EU, 5th PCRD, contrato nº. QLRI-CT-2002-02755.

2004-2006 – Investigador responsável da Acção 1 “Pesca de prospecção, caracterização biológica e determinação da abundância do caranguejo de profundidade Chaceon affinis (A. Milne Edwards & Bouvier, 1894) nas vertentes insulares a profundidades entre os 500 e os 1000 m de profundidade”, integrada no projecto “PESCPROF-2 Recursos Pesqueiros de Águas Profundas do Atlântico Centro-Oriental: Alternativas à Pesca na Macaronésia”. Financiamento INTERREG III-B, Proj. nº. 03/MAC/4.2/M8.

2006-2008 – Investigador responsável do “Objectivo 3: Valorização e divulgação dos resultados obtidos nos projectos PESCPROF (2003-2006)”, integrado no projecto “PESCPROF-3 - Recursos Pesqueiros de Águas Profundas do Atlântico Centro-Oriental: Avaliação do seu Potencial e Difusão de Resultados”. Financiamento INTERREG III-B, Proj. nº. 05/MAC/4.2/M11.

Publicações

2000 a 2010

Desbruyères, D., A. Almeida, M. Biscoito, T. Comtet, A. Khripounoff, N. Le Bris, P. M. Sarradin & M. Segonzac: 2000. A review of the distribution of hydrothermal vent communities along the northern Mid-Atlantic Ridge: dispersal vs. environmental controls. Hydrobiologia, 440: 201-216.

Desbruyères, D., M. Biscoito, J.-C. Caprais, A. Colaço, T. Comtet, P. Crassous, Y. Fouquet, A. Khripounoff, N. Le Bris, K. Olu, R. Risso, P.-M. Sarradin, M. Segonzac & A. Vangriesheim: 2001. Variations in deep-sea hydrothermal vent communities on the mid-Atlantic Ridge when approaching the Azores plateau. Deepsea Research, I 48: 1325-1346.

Zino, F., P. Oliveira, S. King, A. Buckle, M. Biscoito, H. C. Neves & A. Vasconcelos: 2001. Conservation of Zino’s Petrel Pterodroma madeira in the Archipelago of Madeira. Oryx, 35(2): 128-136.

Biscoito, M., M. Segonzac & A. J. Almeida: 2001. New zoarcid fish species from deep-sea hydrothermal vents of the Atlantic and Pacific Oceans. InterRidge News, 10(1): 15-17.

Câmara, R., Câmara, I., Biscoito, M., Oliveira, S., Carvalho, M.Â., Borges, D.F.: 2001. Colheitas de pólenes no Funchal, comparação de metodologias. Revista Portuguesa de Imunoalergologia, 9(2): 178 (P41).

Desbruyères D., K. Olu, A. Colaço, T. Comtet, P.-M. Sarradin, M. Biscoito & Y. Fouquet: 2001. Composition et distribution des communautés associées à l’hydrothermalisme océanique au point triple des Açores sur la dorsale médio-atlantique. Boletim do Museu Municipal do Funchal, Supl. 6: 75-110.

Ré, P., A. J. Almeida & M. Biscoito:  2001. Luiz Vieira Caldas Saldanha. Passion for the sea. Pp. 5-13. In: Biscoito, M., A. J. Almeida & P. Ré (Eds.). A Tribute to Luiz Saldanha. Boletim do Museu Municipal do Funchal (História Natural), Supl. 6.

Biscoito, M. & F. Zino: 2002.           Aves do Arquipélago da Madeira. Ed. Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais. Série Biodiversidade Madeirense, nº 3. Funchal, 112 pp.

Biscoito, M., M. Segonzac, A. Almeida, D. Desbruyères, P. Geistdoerfer, M. Turnipseed & C. Van Dover:  2002. Fishes from the Hydrothermal Vents and Cold Seeps – An Update. Cahiers de Biologie Marine, 43: 359-362.

Biscoito, M. J., Almeida, A. J. & Santos, R. S.: 2002.           The Ichthyology of the MAR Hydrothermal vents and the MOMAR Initiative. P. 26 in R. S. Santos, J. Escartin, A. Colaço & A. Adamczewska (Eds). Towards planning of sea-floor observatory programs for the MAR region. (Proceedings of the II MOMAR Workshop). Arquipélago, Suplem. 3: XII+64pp.

Freitas, M. & M. Biscoito: 2002. First record of Aluterus scriptus and Aluterus monoceros (Pisces, Tetraodontiformes, Monacan-thidae) from the Archipelagoes of Madeira and Selvagens (NE Atlantic). Bocagiana, 206: 1-7.

Costa, G. & M. Biscoito: 2003. Helminth parasites of some coastal fishes from Madeira, Portugal. Bulletin of the European Association of Fish Pathologists, 23(6): 281-286.

Guerreiro , V., L. Narciso, A. J. Almeida & M. Biscoito: 2004. Fatty acid profiles of deep-sea fishes from the Lucky Strike and Menez Gwen hydrothermal vent fields (Mid-Atlantic Ridge). Cybium, 28(1) suppl.: 33-44

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2004. New species of Pachycara Zugmayer (Pisces: Zoarcidae) from the Rainbow Hydrothermal Vent Field (Mid-Atlantic Ridge, 36º13.5’N, 33º 54’W). Copeia, 3: 562-568.

Ribeiro, C., A. J. Almeida, R. Araújo, M. Biscoito & M. Freitas: 2005. Fish assemblages of Cais do Carvão Bay (Madeira Island) determined by visual census technique. Journal of Fish Biology. Journal of Fish Biology, 67: 1568-1584.

Causse, R., M. Biscoito & P. Briand:            2005. First record of the deep-sea eel Ilyophis saldanhai (Synaphobranchidae, Anguilliformes) from the Pacific Ocean. Cybium, 29(4): 413-416.

Van Dover, C., M. Biscoito, A. Grebruk, J. Hashimoto, V. Tunnicliffe, P. Tyler & D. Desbruyères:     2006. Milestones in the discovery of hydrothermal-vent faunas. Denisia, 18(2006): 13-25.

Biscoito, M. & P. Briand: 2006. Bathynectes maravigna (Prestandrea, 1839). Pp. 457. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M.: 2006. Chaceon affinis (A. Milne-Edwards & Bouvier, 1894) “deep-sea red vrab”. Pp. 458. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M.: 2006. Chordata, Chondrichthyes & Osteichthyes. Pp. 489-490. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Hydrolagus affinis (Capello, 1868) “small-eyed rabbitfish”. Pp. 491. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Hydrolagus pallidus Hardy & Stehmann, 1990 “pallid ghost shark”. Pp. 492. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Young, C. & M. Biscoito: 2006. Dysommina rugosa Ginsburg, 1951. Pp. 493. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Causse, R., M. Biscoito & P. Briand:            2006. Ilyophis saldanhai karmovskaya & parin, 1999. Pp. 494-495. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Gaidropsarus Rafinesque, 1810. Pp. 497. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Lepidion schmidti Svetovidov, 1936. Pp. 498. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Cataetyx laticeps Koefoed, 1927. Pp. 499. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Pachycara gymninium Anderson & Peden, 1998. Pp. 502. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Pachycara rimae Anderson 1989. Pp. 503. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Pachycara saldanhai Biscoito & Almeida, 2004. Pp. 504. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & M. Segonzac: 2006. Thermarces cerberus Rosenblatt & Cohen, 1986. Pp. 507-508. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Trachyscorpia cristulata echinata (Koehler, 1896) “Spiny scorpionfish”. Pp. 510. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M. & A. J. Almeida: 2006. Coryphaenoides armatus (Hector, 1875) “armed grenadier”. Pp. 511. In: D. Desbruyères, M. Segonzac & M. Bright (Eds.). Handbook of Deep-sea Hydrothermal Vent Fauna. Denisia 18.

Biscoito, M., A. J. Almeida & M. Segonzac: 2006. Preliminary biological characterization of the Saldanha hydrothermal field at the Mid-Atlantic Ridge (36º34’N, 32º26’W, 2200 m). Cahiers de Biologie Marine, 47: 421-427.

Margarita, Y., A. J. dos Santos Grácio, I. Lencastre, A. C. Silva, T. Novo, C. Sousa, P. Almeida & M. Biscoito: 2006. Mosquitos de Portugal: Primeiro registo de Aedes (Stegomyia) aegypti Linnaeus, 1762 (Diptera, Culicidae) na Ilha da Madeira. Acta Parasitológica Portuguesa, 13(1-2): 59-61.

Ribeiro, C., G. R. Sedberry, A. J. Almeida, M. Biscoito & L. Costa:           2006. Field comparison of transect, stationary, point count and visual fast count methods for visual assessment of fish assemblages of rocky habitats in Madeira. In: Hayden, T. J., D. A. Murray & J. P. O’Connor (Eds.). Proceedings of the 5th International Symposium on the fauna and Flora of the Atlantic Islands. Occasional Publication of the Irish Biogeographical Society, 9: 83-103.

Fransen, C.H.J.M & M. J. Biscoito: 2006. On two rare species of caridean shrimp from the hydrothermal fields Lucky Strike and Menez Gwen on the Mid-Atlantic Ridge. Zoologische Mededelingen Leiden, 80-4(4): 45-53.

Almeida, A. J. & M. Biscoito: 2007. New records of Synaphobranchus (Anguilliformes, Synaphobranchidae) from the Azores, (eastern Atlantic Ocean). Cybium, 31(3): 391-392.

Freitas, M. & M. Biscoito: 2007. Four Chondrichthyes new for the archipelago of Madeira and adjacent seamounts (NE Atlantic Ocean). Bocagiana, 221: 1-7.

Zino, F., M. V. Hounsome, A. P. Buckle & M. Biscoito: 2008. Was the removal of rabbits and House Mice from Selvagem Grande beneficial to the breeding of Cory’s Shearwaters Calonectris diomedea borealis? Oryx, 42(1): 1-4.

Wirtz, P., R. Fricke & M. Biscoito: 2008. The coastal fishes of Madeira Island – new records and an annotated check-list. Zootaxa, 1715: 1-26.

Zino, F., R. Brown, R. Nichols & M. Biscoito: 2008. The separation of Pterodroma madeira (Zino’s Petrel) from Pterodroma feae (Fea’s Petrel) (Aves: Procellariidae). Ibis, 150(2): 326-334.

González, J. A., J. I. Santana, A. M. García-Mederos, V. M. Tuset, I. J. Lozano, S. Jiménez & M. Biscoito: 2008. New data on the family Moridae (Gadiformes) from the Canary Islands (northeastern Atlantic Ocean), with first record of Laemonema robustum. Cybium, 32(2): 173-180.

Gonçalves, Y.; Juan Silva & Manuel Biscoito: 2008. On the presence of Aedes (Stegomyia) aegypti Linnaeus, 1762 (Insecta, Diptera, Culicidae) in the island of Madeira (Portugal). Boletim do Museu Municipal do Funchal 58 (322): 53-59.

González, J. A., J. I. Santana & M. Biscoito: 2009. On the presence of Eumunida bella (Crustacea: Anomura: Chirostylidae) off the Canary and Cape Verde Islands (northeastern Atlantic). Bocagiana, 229: 1-6.

Costa, G.,  M. J. Santos, L. Costa, M. Biscoito, M. A. P. Carvalho, and E. Melo-Moreira: 2009. Helminth parasites from the stomach of conger eel, Conger conger, from Madeira island, Atlantic ocean. Journal of Parasitology, 95(4): 1013-1015.

Biscoito, M., P. Briand & A. J. Almeida: 2009. First record of Pachycara thermophilum (Pisces, Zoarcidae) from Ashadze Hydrothermal Vent Field (13ºN, Mid-Atlantic Ridge). InterRidge News, 18: 15-18.

Tuset, Víctor M., José A. Pérez-Peñalvo, João Delgado, Mário R. Pinho, José I. Santana, Manuel Biscoito, José A. González and Dalila Carvalho:  2009. Biology of the deep-water shrimp Heterocarpus ensifer (Caridea: Pandalidae) off the Canary, Madeira and the Azores islands (northeastern Atlantic). Journal of Crustacean Biology, 29(4): 507-515.

Company, R., H. Felícia, A. Serafim, A. J. Almeida, M. Biscoito & M. J. Bebiano: 2010. Metal concentrations and metallothionein-like protein levels in deep-sea fishes captured near hydrothermal vents in the Mid-Atlantic Ridge off Azores. Deep-Sea Research I, 57: 893-908.

Almeida, A. J., M. Biscoito, J. I. Santana & J. A. González: 2010. New records of Synaphobranchus affinis Günther, 1877 (Anguilliformes, Synaphobranchidae) from the  Eastern-central Atlantic ocean. Acta Ichthyologica et Piscatoria, 40(1):67-70.

In press:

Biscoito, M., J. Delgado, J. A. González, S. Stefanni, V. M. Tuset, E. Isidro, A. García-Mederos and D. Carvalho: Morphological characterization of two sympatric species of Trichiuridae, Aphanopus carbo and A. intermedius, from the northeastern Atlantic. Cybium.

González, J. A., Tariche, O., Santana, José I., García-Mederos, A. M., Tuset, V. M., Jiménez, S. & Biscoito, M.: The family Moridae (Gadiformes) from the Cape Verde Islands (eastern-central Atlantic Ocean), with first record of Physiculus cyanostrophus. Cybium.

****************************************************************************

var prefix = 'mailto:';
 var suffix = '';
 var attribs = '';
 var path = 'hr' + 'ef' + '=';
 var addy96488 = '1CFDFB37-B1A2-43E5-8B2F-6F9338E1BFF3' + '@';
 addy96488 = addy96488 + 'cj' + '.' + 'uc' + '.' + 'pt';
 document.write( '<a ' + path + '\'' + prefix + addy96488 + suffix + '\'' + attribs + '>' );
 document.write( addy96488 );
 document.write( '<\/a>' );
 document.write( '<span style=\'display: none;\'>' );
 document.write( '</' );