18 Julho 2019
Página Inicial
“Colaboração entre o Museu e a Escola Secundária Jaime Moniz” Versão para impressão Enviar por E-mail
05

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos letivos anteriores, o Museu de História Natural do Funchal programou uma série de atividades pedagógicas em colaboração com os professores da componente técnica do Curso de Especialização e Formação (CEF), António Freitas, Conceição Campanário e Nivalda Pereira, da Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Curso de Técnico de Gestão do Ambiente, tipo 6 – nível 4.

De entre as atividades programadas para o 1º período, estão agendadas visitas guiadas ao Museu, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos aspetos relacionados com a História Natural do arquipélago madeirense.

A primeira visita realizou-se no passado dia 11 de outubro onde os alunos puderam visitar o Aquário e conhecer as espécies residentes nos 15 tanques de exibição, todas elas representantes da fauna marinha costeira do arquipélago da Madeira, sendo esta visita orientada por Carolina Ornelas, bióloga responsável pelo Aquário e curadora de moluscos. A visita prosseguiu na sala dos invertebrados marinhos, dos peixes ósseos e das aves e na sala dos peixes cartilagíneos, tendo sido orientada pelos curadores do Museu, Ricardo Araújo, Manuel Biscoito e Mafalda Freitas, respetivamente.

As restantes salas do Museu, a sala dos mamíferos e répteis marinhos, a sala dos insetos e plantas e a sala de geologia e paleontologia serão visitadas no próximo dia 27 de outubro e contarão com a colaboração e orientação dos curadores do Museu, Sara Ferreira, Ysabel Gonçalves, Juan Silva e Marina Pinto.

No dia 15 de novembro, os alunos do CEF visitarão a exposição temporária “Um príncipe explorador – Alberto I do Mónaco à descoberta da Madeira”, que se encontra patente no Museu de História Natural do Funchal até o dia 7 de janeiro de 2017.

Para além destas visitas guiadas ao Museu, está prevista a realização de duas palestras a terão lugar no Liceu. A primeira no dia 20 de outubro, pelas 15h, proferida pelo Eng. José Carlos Marques, Diretor do Departamento de Ciência e Recursos Naturais, que abordará o tema “Formas de prevenção e minimização da degradação do solo e boas práticas de conservação”, cujo objetivo é sensibilizar os alunos para a necessidade premente de preservar os nossos solos e os ecossistemas associados. A segunda palestra, subordinada ao tema “Flora e vegetação do Arquipélago da Madeira”, será proferida pelo Dr. Juan Silva, curador de Botânica e responsável pelo herbário municipal e decorrerá no dia 10 de novembro, pelas 15h.

As atividades realizadas com estes alunos e seus professores, têm como principal objetivo dar a conhecer o Aquário Municipal e o Museu de História Natural do Funchal, o papel que esta instituição tem desempenhado nos últimos 84 anos de vida, em prole do Município do Funchal, da sociedade civil e das comunidades educativa e científica, estudando e divulgando o Património Natural do arquipélago da Madeira.

Estão previstas novas colaborações dos técnicos do Museu, com este grupo, no 2º e 3º períodos.

(Fotos de: Tânia Chaves /DCRN; Texto de: Juan Silva e Marina Pinto /DCRN)

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2019, Municipio do Funchal Facebook | RSS