18 Julho 2019
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Novidades » “Monk Seal”, lançado na Madeira, está numa escola de San Juan de Nicaragua
“Monk Seal”, lançado na Madeira, está numa escola de San Juan de Nicaragua Versão para impressão Enviar por E-mail
01  O pequeno veleiro não tripulado MONK SEAL foi lançado ao mar ao largo da ilha da Madeira, no dia 18 de janeiro, e após ter passado pelas ilhas Canárias e Cabo Verde atravessou o Atlântico, tendo sido encontrado por um pescador em San Juan de Nicaragua e já foi entregue a uma escola local.

O MONK SEAL nome dado pelos alunos madeirenses, foi um de três veleiros portugueses a ser lançado ao mar no âmbito do projeto da EMEPC “Leva Portugal ao Mundo”. O projeto educativo Leva Portugal ao Mundo tem como objetivo primordial o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulado equipado com GPS. É a versão moderna da “mensagem na garrafa”. Se o barquinho chegar a novo destino, de imediato se desenvolvem relações entre quem o lançou e quem o recebeu, permitindo uma interação entre pessoas de diferentes países e culturas.

Em Portugal continental, o projeto educativo “Leva Portugal ao Mundo” envolve seis parceiros ligados ao mar: Agência Ciência Viva, EMEPC /Kit do Mar, IST /ISR, IST /MARETEC, Valuma e Ocean Puzzle; e ainda duas escolas da Nazaré: EB 2,3 Amadeu Gaudêncio e Externato Dom Fuas Roupinho.

Na Madeira, o projeto “Leva Portugal ao Mundo” conta com o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e envolveu no caso do “Monk Seal”, as Escolas Básicas da Torre e Bartolomeu Perestrelo, que desenvolveram durante um ano um projeto que envolveu desde a pintura de elementos típicos de cada concelho e da Madeira como a elaboração de mensagens sobre a sua escola e costumes.

O “Monk Seal” foi lançado no Oceano Atlântico a 18 de janeiro, num evento que contou com a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal, do Comando de Zona Marítima da Madeira, da Marinha Portuguesa e do Instituto de Socorros a Náufragos e no qual participaram elementos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e do Instituo Superior Técnico para além dos alunos das duas escolas.

O seu lançamento integrou-se numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano Educational Passages, em que vários países do Arco Atlântico participaram. Na Madeira, o projeto foi coordenado pela Estação de Biologia Marinha do Funchal.

O objetivo foi alcançado, pois após o pescador ter encontrado o “Monk Seal” entregou-o à Escola Angelica Mongrio, onde receberam as lembranças e mensagens enviadas pelos alunos Madeirenses e assim vão iniciar um novo projeto próprio.

O investigador Luís Sebastião do Instituto Superior Técnico - Institute for Systems and Robotics e Raquel Costa (Coordenadora do projeto “Leva Portugal ao Mundo”) coordenaram a operação de busca e resgate do barquinho na Nicarágua, através de uma pesquisa exaustiva e com contactos frequentes com guias e operadores locais.

 

 

  • Percurso do MONK SEAL no website da NOAA.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

(Fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Luisa Costa e Mafalda Freitas /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2019, Municipio do Funchal Facebook | RSS